Webmail
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias

publicado em 07/11/2017

Em meio a ataques, audiência na ALESP debate importância dos bancos públicos

Os ataques dos atuais ocupantes do governo federal contra os bancos públicos e demais empresas públicas, contra seus trabalhadores e, consequentemente, contra a sociedade, se aprofundam cada vez mais. Neste contexto, será realizada, neste dia 07 de novembro (terça-feira), audiência pública em defesa dos bancos públicos na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP).

Os sindicatos da base da  Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP), além de diversos atos em defesa dos bancos públicos, já realizaram audiências em muitas câmaras de vereadores para debater a importância dos bancos públicos na vida das pessoas e nos projetos de desenvolvimento dos municípios.

Neste momento, o governo mira diretamente no patrimônio público detido pelas estatais. O decreto 9188/2017, publicado em meio a um feriado, à guisa de conferir transparência, abre as portas para a venda sem licitação de seu patrimônio. Ao mesmo tempo, é exigida a devolução de recursos utilizados na capitalização dos bancos públicos, o que lhes tira a possibilidade de arbitrar no mercado bancário, abrindo espaço para os bancos privados praticarem taxas cada vez mais elevadas, e inviabilizando a execução das políticas públicas.

Números - no estado de São Paulo, de acordo com o Banco Central, os bancos públicos são as instituições financeiras com a maior carteira de crédito em quase todas as cidades do estado, chegando a ter uma participação no mercado de mais de 88% em alguns municípios. Em 2016, a Caixa atendeu mais de dois milhões de duzentas mil famílias por meio do programa Bolsa-Família no estado. O Banco do Brasil repassou aos municípios mais de R$ 8 bilhões para a saúde, via Fundo Nacional da Saúde (FNS) e mais de R$ 15,5 bilhões para educação básica, via FUNDEB.

Compareça - fortaleça a luta pela defesa dos bancos públicos, e participe da audiência hoje, às 19 horas, na ALESP (Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Parque Ibirapuera, São Paulo - SP).

  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil