Webmail
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias

publicado em 22/09/2017

Mesa Bipartite de Saúde do Trabalhador avança com criação de Grupo de Trabalho

A mesa Bipartite de Saúde do Trabalhador, entre representantes dos bancários e dos bancos, foi realizada nesta quarta-feira (20), em São Paulo e terminou com a criação de um grupo de trabalho para discutir uma pesquisa sobre os serviços médicos dos bancos, tema que tem causado inúmeros conflitos e dificuldades para os bancários.

A pesquisa se propõe a avaliar a efetividade do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), regulamentado pela Norma Regulamentadora (NR) 7 do Ministério do Trabalho e Emprego e previsto na cláusula 67ª da CCT 2016/2018, que tem como foco central políticas de prevenção. O movimento sindical reivindica um processo mais completo e mais avançado de avaliação do PCMSO com a criação de um questionário, que contemple um diagnóstico mais amplo dos procedimentos dos serviços médicos, que possibilite o trabalho com as propostas de prevenção.

Em maio de 2017, a Contraf-CUT entregou para a Fenaban uma proposta de questionário com 21 questões. Com o objetivo de alcançar o consenso entre as partes, os representantes dos trabalhadores propuseram a criação de uma comissão técnica para aprofundar os conceitos das questões do formulário. 

O objetivo da comissão é conseguir analisar as causas do adoecimento da categoria e propor políticas preventivas. “A prevenção deve ser tratada de maneira efetiva nos bancos, para evitar o alto índice de adoecimento que acomete a categoria”, afirmou Rosângela Lorenzetti, secretária de Saúde da FETEC-CUT/SP.

A próxima reunião, prevista para novembro, tem como pauta principal o debate sobre a cláusula 67, que trata da causa dos afastamentos dos bancários.

  Fonte: FETEC-CUT/SP com Contraf-CUT
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil