Webmail
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias

publicado em 03/03/2017

BMB: Cobrança de leão, pagamento de gatinho

O Banco Mercantil do Brasil convocou seus funcionários para trabalharem na quarta-feira de cinzas (01/03) desde 9h para atender aos aposentados. Por determinação do Banco Central, o expediente em todas as instituições bancárias deveria começar a partir das 12h. A medida aumentou ainda mais a insatisfação dos trabalhadores do Mercantil, que já estavam programando manifestações devido ao valor recebido de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
 
Para justificar a abertura antecipada, o Mercantil alegou que o pagamento aos aposentados começaria no sábado (25), mas os bancos fecharam na sexta-feira (24) e somente reabririam às 12h de quarta-feira (28), o que levaria ao acúmulo de trabalho e ao aumento das filas.
 
“Se o banco estivesse realmente preocupado com o acúmulo de trabalho e com a melhoria do atendimento, deveria contratar mais funcionários. Mas, ao contrário disso, o banco está reduzindo o quadro”, disse Alberto Maranho, secretário de Bancos Privados da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP).
 
Os bancários do Mercantil ainda disseram que a chamada para o trabalho a partir das 9h foi inútil por não ter havido divulgação adequada pelo banco. “Trabalhamos desde 9h, mas não houve atendimentos, pois o banco não divulgou que anteciparia a abertura. Somente a partir do meio dia as filas se formaram”, disse um bancário.
 
PLR
Reduzido, também, foi o valor irrisório que os bancários do Mercantil receberam como PLR. No dia 14 de fevereiro, entidades sindicais representantes dos funcionários cobraram do Mercantil informações sobre o valor e a data de pagamento da PLR2016 e reivindicaram melhorias no programa de 2017 e das campanhas para os Gerentes de Beneficiários de INSS (GBIs) e escriturários.
 
  Fonte: FETEC/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil