Webmail
quinta-feira, 25 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 23/11/2016

Peça retrata a vida de Frei Tito

Nos dias 26 e 27 de novembro (sábado e domingo) a trupe do Teatro Botokhypariu encena uma peça inspirada na trajetória do frei dominicano Tito de Alencar Lima, perseguido e torturado pela ditadura militar na década de 1970.
Tito era um frei dominicano empenhado em ajudar os militantes que combatiam a ditadura.
 
Frei Tito e outros dominicanos se empenhavam para ajudar militantes que combatiam o regime militar. Eram amigos próximos de Carlos Marighella e, por conta disso, muitos foram presos e torturados. Frei Tito se tornou símbolo da resistência, aguentou os mais terríveis processos de tortura e ficou com fortes sequelas em sua mente.
 
“Resolvemos levar este tema aos palcos para que os jovens conheçam as atrocidades cometidas durante este período sombrio da história recente do nosso país e não se tornem vítimas de saudosos deste regime”, disse o ator e bancário João Cardoso Bueno, um dos idealizadores da peça.
 
Em agosto de 1974, Frei Tito foi encontrado morto, suspenso por uma corda, em Lyon, na França, para onde fugiu depois de passar por outros países. O suicídio teria sido causado pelos transtornos psiquiátricos adquiridos depois de ser torturado pelo delegado Sérgio Fleury, do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).
 
Antes de sua morte, os relatos do religioso sobre as torturas sofridas nos porões da Operação Bandeirantes correram o mundo e se tornaram um símbolo da luta pelos direitos humanos, embora tenha sido considerado um frade terrorista pela Igreja Católica. Antes de morrer, o frade teria escrito nas páginas de sua bíblia que ‘é melhor morrer do que perder a vida’.
 
O texto é de Solange Dias, com direção de Djalma Lima e realização da Produtora Dois Pontos, Seeb Guarulhos e Teatro do Botokhypariu.
 
Serviço:
Tito - É melhor morrer do que perder a vida
Gênero: Drama
Ponto de Cultura – Rua Silva Bueno, 1533 – Ipiranga
Tel.: (11) 2060-0318
Compra antecipada:
(11) 9 9690-8006
Ingresso na bilheteria custa R$ 20 cada
Indicação: 16 anos
Duração: 75 minutos
www.ciadeteatroheliopolis.com.br ou https://www.facebook.com/events/1851999518346493/?active_tab=discussion
 
  Fonte: FETEC/SP, com informações do Seeb/SP e do Seeb/Guarulhos
  • Whatsapp
  • Telegram
FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil