Webmail
domingo, 28 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 16/11/2023

FETEC-CUT/SP faz Seminário sobre trajetória do sindicalismo brasileiro

‘Sindicalismo Contemporâneo’, que acontece no dia 30 de novembro, na capital paulista, terá nomes que protagonizaram o novo sindicalismo brasileiro.

 
A FETEC-CUT-SP promove no dia 30 de novembro o Seminário 'Sindicalismo Contemporâneo - Um despertar para novos desafios'. O evento busca apresentar a trajetória do sindicalismo brasileiro nas últimas décadas, discutir o cenário atual e apontar soluções satisfatórias para o futuro.

O evento, que acontece no Novo Hotel Jaraguá, centro da capital paulista, terá como público os dirigentes da FETEC-SP e representantes de todos os seus sindicatos filiados. 

Para abordar a história do sindicalismo brasileiro, que tornou-se uma referência global, a FETEC-SP convidou alguns dos protagonistas dessa luta desde os anos 1970, como o primeiro presidente da CUT, Jair Meneguelli, João Vaccari Neto, Artur Henrique e Mônica Valente, primeira mulher a concorrer ao cargo de presidenta da Central.

Com a mesma temática histórica, mas com o viés mais voltado à luta dos bancários, também integram as mesas de exposição o atual deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT); Ivone Silva, presidenta do Instituto Lula, Neiva Ribeiro, presidenta do Seeb SP e Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT Nacional.

 

''A história dos trabalhadores brasileiros é reconhecida mundialmente por sua poderosa força de articulação, luta e engajamento. Eventos como esse são de suma importância para reverenciar essa trajetória e demonstrar o quanto caminhamos dentro de cenários adversos. Combater a ditadura militar e posteriormente o fascismo, nos mostra a importância de estarmos sempre atentos" disse Aline Molina, presidenta da FETEC-SP.



"Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da FETEC-CUT/SP, destaca que o evento "foi concebido para relembrar a história de líderes históricos e para inspirar os atuais dirigentes a desenvolverem novas estratégias de luta para os próximos anos. ''Em 2024 teremos a renovação de nossa CCT, e estaremos percorrendo o estado com nossas caravanas de mobilização. Nossa mensagem tem que ser clara para os bancários e a população".
 


Fechando com Cartuns e Música
Para fechar o evento, a FETEC-SP trará o premiado cartunista e saxofonista, Renato Aroeira, com a performance ''Os cartuns e a música contam a História''. 
Além de criar figuras icônicas que percorreram os jornais sindicais nas ultimas décadas, Aroeira também foi um visionário ao chargear o então deputado Bolsonaro, em 1993, como um dinossauro calçando botas militares, ou o Estupidosauros. Em 2019, o artista enfrentou um processo criminal devido à publicação de uma charge que retratava Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu formando o símbolo da suástica com os braços. A Justiça, porém, determinou que a charge tinha um propósito satírico. Fonte: FETEC CUT SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil