Webmail
quinta-feira, 25 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 18/07/2022

Itaú não para de demitir e bancários protestam em todo o país

Fechamento de postos de trabalho, assédio moral e sexual também foram expostos pelos trabalhadores


Bancários do Itaú de todo Brasil promoveram, no dia 14/7, o Dia Nacional de Luta contra demissões, fechamento de postos de trabalho e assédio moral e sexual.

No dia 4 de julho o banco anunciou a automação da Diretoria de Operações Centralizadas e da Diretoria de Negócios ItauCred Veículos, que tem gerado muitas demissões. O banco deu o prazo de apenas 15 dias para a área de consignado e 60 dias para área de veículos realizarem a realocação dos funcionários, período em que o bancário terá que se candidatar a uma vaga e passar por processo seletivo interno, para só depois ter o retorno se foi aprovado ou não. Isso se houver vagas disponíveis.

A presidenta da Federação, Aline Molina, informa que pelo menos 200 profissionais podem perder seus empregos por conta da nova reestruturação no banco. ‘’Além da sobrecarga de trabalho e adoecimento pelas metas abusivas, agora os funcionários entram em crise de pânico com medo das demissões. É uma situação pesada demais que mexe não só com os bancários e suas famílias, mas também com a qualidade no atendimento’’, alerta. 

“Essa medida claramente desumana vai gerar mais dispensas que já vinham sendo executadas pelo banco. Além disso, foram encerradas 211 unidades do banco, entre janeiro e maio de 2022. Com a atitude tomada neste momento, o banco desrespeita o processo negocial da mesa da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). Exigimos que o Itaú suspenda as demissões e volte a negociar junto a Contraf-CUT e COE Itaú”, afirmou Jair Alves, da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do banco.

“O Itaú é o banco que mais lucrou no primeiro trimestre de 2022. Foram R$ 7,3 bilhões nos três primeiros meses do ano, uma alta de 15,1% em relação ao mesmo período de 2021. Mesmo com estes lucros astronômicos e consecutivos, com ou sem crise econômica ou sanitária, o banco continua demitindo e fechando postos de trabalho. Não podemos e não vamos admitir isso”, completou o coordenador.

Confira fotos dos sindicatos de nossa base durante o ato que ocorreu em todo o Brasil
 
 
 


  Fonte: CONTRAF CUT
  • Whatsapp
  • Telegram
FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil