Webmail
sábado, 27 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 26/10/2018

Em quadrinhos, metalúrgicos do ABC contam a história dos anos de ditadura

"Ditadura: que história é essa?" retrata, a partir da visão dos operários perseguidos políticos, os horrores do regime autoritário "para que o passado não se repita". Linguagem foi especialmente escolhida para sensibilizar público jovem.

São Paulo – A Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos (AMA-A ABC) lançou, na terça-feira (23), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, a revista em quadrinhos Ditadura: que história é essa?. A obra, reproduzida abaixo, tem mais de 100 páginas e retrata o que foi a ditadura civil-militar no Brasil, de 1964 a 1985. A ideia do projeto é reforçar a importância e a defesa da democracia.

De acordo com o presidente da AMA-A ABC, João Paulo de Oliveira, um dos autores, a publicação tem, a partir da proposta de retratar a visão daqueles que passaram pela ditadura e foram perseguidos, o objetivo de recontar esse momento histórico de repressão e cerceamento dos direitos aos mais jovens, principalmente àqueles que não viveram o período. "Para que não se esqueçam e para que não mais aconteça", afirmou. As ilustrações são de autoria de Glauco Góes e roteiro, de Ariel Bravo.

Ao repórter Jô Miyagui, do Seu Jornal, da TVT, durante o lançamento, o roteirista Ariel Bravo explicou que a escolha pelo formato da linguagem em quadrinhos também é uma forma de atingir os mais jovens. A obra traz ainda uma extensa bibliografia sobre o período da ditadura. "Estamos vivendo um tempo muito obscuro. Inclusive há muita negação por parte dos jovens em relação aos eventos históricos. A gente tem que buscar esses outros caminhos e (a escolha pela) a história em quadrinho é exatamente nesse sentido", afirma.

A revista pode ser baixada, em PDF, clicando aqui.

  Fonte: Rede Brasil Atual
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil