Webmail
segunda-feira, 29 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 02/05/2018

Ouvidoria e comitês estaduais devem receber reclamações do Saúde Caixa

Plano tem sido multado por conta das queixas dos participantes à ANS; recomendação é contatar diretamente Ouvidoria ou entidades sindicais que compõem os comitês.

As reclamações do atendimento do Saúde Caixa junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e as multas ao plano foram alguns dos assuntos discutidos nas últimas plenárias dos empregados do banco realizadas pelo Sindicato.

Para esses casos, segundo Dionísio Reis, coordenador da CEE/Caixa e diretor executivo do Sindicato, o melhor a fazer é contatar diretamente a Ouvidoria ou as entidades sindicais que compõem os comitês estaduais do Saúde Caixa, canais mais próximos dos usuários. A CEE/Caixa, inclusive, reivindicou que os comitês estaduais sejam fortalecidos para que tenham condições de receber denúncias de não solução de problemas no atendimento do Saúde Caixa.

“A ANS é uma agência controlada pelo cartel dos planos privados e tem o poder de gerar sanções e multas ao Saúde Caixa, o que prejudica muito o nosso plano. É uma sabotagem para destruir o plano de saúde dos empregados da Caixa”, complementa o dirigente, acrescentando que a Caixa tem uma central de atendimento subdimensionada, com capacidade para atender apenas 68 mil dos 120 mil usuários.

O médico Albucacis de Castro Pereira, consultor da Fenae na área da saúde, lembra que “os planos de saúde de autogestão são constituídos pelo mutualismo” e acrescenta que todas as reclamações à ANS ou ações jurídicas prejudicam todos os usuários do plano.

“O Saúde Caixa é um excelente plano, e esses canais (Ouvidoria e comitês estaduais) têm de fazer com que as pessoas entendam como funciona um sistema de autogestão de excelência. A Ouvidoria, por exemplo, é um canal que deve encaminhar as demandas no sentido de ajudar a dar a solução no tempo necessário do usuário, além de ter de mostrar sempre essa proximidade com o usuário”, diz.

  Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil