Webmail
sábado, 11 de maio de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 03/07/2017

CUT-SP realiza Plenária Estatutária em julho

Encontro irá atualizar documento base da entidade e discutir plano de lutas da classe trabalhadora.

Nos dias 21 e 22 de julho, a CUT-SP promove a 15ª Plenária Estadual Estatutária com o objetivo de atualizar o estatuto da entidade e discutir estratégias de luta da classe trabalhadora no atual momento político e econômico do país, que tem reduzido direitos e gerado aumento do desemprego.

A plenária de São Paulo será na Quadra dos Bancários, no centro da capital, e contará com a participação dos sindicatos de todas as categorias que a CUT representa. O evento homenageará dois dirigentes da entidade que morreram neste ano, Sebastião Cardoso, vice-presidente, e Jaime Izidoro, coordenador da subsede em Araçatuba.

O encontro ocorre em meio a um golpe político em andamento no Brasil que, em 2016, tirou Dilma Rousseff, reeleita com mais de 54 milhões de votos, da Presidência e, desde então, tem promovido o maior ataque aos direitos da classe trabalhadora, redução de investimentos e a extinção de programas sociais.

“Estamos vivendo um momento delicado da história do Brasil, fruto de uma crise política que teve início após as eleições de 2014. Com o Golpe de Estado veio também os ataques aos direitos da classe trabalhadora e da população mais pobre do país, o que exige de nós muita firmeza na luta para garantir direitos e retomar o estado democrático de direito”, diz o presidente da CUT-SP, Douglas Izzo.

A CUT-SP, ao lado de outras centrais e movimentos sociais, tem promovido uma intensa agenda de ações contra as medidas do governo de Michel Temer (PMDB), como manifestações e paralisações. Uma nova greve geral está agenda para o dia 30 de junho e promete repetir o êxito do dia 28 de abril, em que mais de 40 milhões de trabalhadores cruzaram os braços. Todas essas lutas serão discutidas na Plenária.

“Um governo fruto de um golpe, afundado em denúncias de corrupção, não tem legitimidade para continuar. E é nesse contexto que se insere a realização da Plenária. Precisamos levar o debate dessas questões para as bases e discutir a atual conjuntura política do país. A Plenária será a oportunidade de aprofundarmos o debate e organizar os trabalhadores e trabalhadoras para o próximo período”, continua Douglas.

Congresso nacional

O encontro da entidade estadual é uma das etapas de preparação ao Congresso Extraordinário e Exclusivo da CUT Brasil, previsto para ocorrer em agosto, e que irá atualizar o plano de ação nacional. Durante a Plenária, serão escolhidos os delegados e delegadas que participarão dessa etapa.

O Congresso deste ano terá o mote "100 anos depois...a luta continua - Nenhum direito a menos", em referência ao centenário da primeira greve geral no Brasil, que durou três dias e paralisou a capital paulista por liberdade e aumento salarial, marcando os primeiros tempos de organização operária no País.

  Fonte: CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil