Pesquisar

Institucional

Quem Somos

Presidência

Aline Molina Gomes Amorim

Diretora Presidenta
| Itaú

Secretaria Geral

Ana Lúcia Ramos Pinto

Diretora de Secretaria Geral
| Santander

A Secretaria Geral da FETEC-CUT/SP é um instrumento de comunicação e de articulações entre os sindicatos filiados e demais entidades sindicais. Seu objetivo é favorecer a ação sindical com vistas ao fortalecimento da luta no Estado de São Paulo por melhores condições de trabalho. Sua atuação prevê participações nos diversos fóruns da classe trabalhadora, sobretudo, da categoria bancária cutista, cujos destaques são as Conferências Estaduais de Bancários, realizadas anualmente com propósito de organizar as campanhas salariais.

Administração e Finanças

Roberto Rodrigues

Diretor de Administração e Finanças
| Santander

Comunicação

Willame Vieira de Lavor

Secretário de Comunicação
| Banco do Brasil

Levar informações políticas gerais e bancárias aos dirigentes sindicais, de forma a subsidiá-los para os debates com a categoria e a comunidade local. Essa é a principal atribuição da Secretaria de Comunicação da FETEC-CUT/SP. Neste sentido, uma das preocupações constantes da federação é aperfeiçoar a comunicação com as entidades filiadas. Por isso, desde a sua fundação, a FETEC-CUT/SP investe em projetos comunicacionais que a colocam na vanguarda do movimento sindical. Foi assim com o primeiro boletim diário, transmitido via fax aos sindicatos filiados, o FETEC Fax, que somente anos depois viria a se tornar um instrumento comum no mundo sindical. Posteriormente, a FETEC-CUT/SP também foi a pioneira a adotar a internet para ampliar a comunicação com os filiados, por meio do FETEC On Line e a criar a agência de notícias, com publicação de informações em tempo real. Hoje, com a internet consolidada e com a existência de outros importantes sites de notícias bancárias, a exemplo do Portal dos Bancários da Contraf-CUT, a FETEC-CUT/SP trabalha, mais uma vez, para inovar as suas ferramentas. Deste modo, nossa Secretaria de Imprensa e Comunicação vem trabalhando para instrumentalizar a sua página na internet de maneira a fortalecer o conceito de Sindicato Cidadão. A idéia é, ao lado das notícias bancárias, divulgar o importante trabalho que os sindicatos desenvolvem em suas regiões. Esse é um trabalho, no entanto, que requer colaboração entre as entidades parceiras, mas cujo mérito será favorecer tanto os trabalhadores bancários, como as comunidades locais.

Assuntos Jurídicos

Ari Algaba de Godoy Junior

Diretor de Assunto Jurídicos
| Bradesco

Formação

Jair Alves dos Santos

Diretor de Formação Sindical
| ItaúUnibanco

A formação sindical sempre teve papel determinante nas lutas dos sindicatos. Diante do novo quadro político, econômico e social, o movimento sindical precisa se qualificar para uma nova atuação na defesa da classe trabalhadora e na luta pelas reformas estruturais pelas quais o Brasil precisa passar. É nesse sentido que a Secretaria de Formação da FETEC/CUT-SP estreita os seus laços com a Escola Sindical da CUT, ao mesmo tempo em que busca um trabalho em rede, juntamente com as secretarias de formação dos sindicatos filiados e os secretários de formação das regionais, com vistas a construir o Coletivo Estadual de Formação. Por meio desse Coletivo, a FETEC-CUT/SP espera socializar não apenas os debates, mas também as especificidades de cada sindicato e cada região.

Saúde

Rosangela de Farias Silva Lorenzetti

Diretora de Saúde e Condições de Trabalho
| ItaúUnibanco

A categoria bancária é uma das mais suscetíveis a problemas de saúde decorrentes da atividade profissional. A Secretaria de Saúde da FETEC-CUT/SP atua no sentido de orientar e dar apoio aos sindicatos filiados sobre temas que envolvam as condições de trabalho e de saúde da trabalhadora e do trabalhador bancário. Também realiza campanhas de alerta sobre o tema e representa a FETEC-SP nos debates e discussões sobre a saúde da trabalhadora e do trabalhador e permanece atenta à alterações na legislação, normas e regras que venham a tirar direitos conquistados.

Políticas Sociais

Anaíde Silva

Diretora de Políticas Sociais
| Bradesco

Sua competência é desenvolver ações que contribuam para o exercício da verdadeira cidadania, não apenas no âmbito sindical, mas para a sociedade como um todo. Neste sentido, destaca-se a atuação por igualdade de oportunidades, independentemente de gênero, raça e orientação sexual. Também se sobressai o intenso trabalho por desenvolvimento de políticas públicas para inclusão social e de pessoas com deficiência, além das voltadas para a juventude e adolescente aprendiz.

Relações Sindicais

Valdir Machado de Oliveira

Diretor de Relações Sindicais
| ItaúUnibanco

O papel da Secretaria de Relações Sindicais é organizar o intercâmbio entre a FETEC-CUT/SP e os sindicatos filiados, de forma a satisfazer as demandas de ambas as partes. O trabalho inclui organização de eleições e de oposições bancárias, de visitas a entidades parceiras e de representações da federação cutista nos diversos fóruns da sociedade civil organizada. Além disso, a secretaria atua para o fortalecimento dos laços com a CUT e demais entidades cutistas, no sentido de avançar nas lutas da classe trabalhadora. O objetivo de todo esse trabalho é tornar a FETEC-CUT/SP um espaço de formulação de políticas para o Estado, bem como o lugar onde os sindicatos possam encontrar soluções para seus problemas e respostas para suas dúvidas. A expectativa para o próximo período é com relação à reforma sindical, atualmente em discussão no país. A idéia é, tão logo ela se concretize, desenvolver debates com os diversos parceiros, com vistas a definir qual deverá ser a nova atuação sindical para o estado de São Paulo.

Bancos Privados

Wanessa de Queiroz

Diretora de Bancos Privados
| Santander

A Secretaria de Bancos Privados da FETEC/CUT-SP tem como atribuição coordenar a atuação dos dirigentes sindicais dos bancos privados no âmbito estadual.

O objetivo é organizar, de forma articulada, o enfrentamento aos problemas vivenciados pelos bancários em seus locais de trabalho, já que, na maioria das vezes, as ocorrências não se dão de forma isolada. Um exemplo disso, são as limitações aos plano de saúde que, aos poucos, se generalizam nas diversas instituições financeiras privadas do país. Tal articulação permite comparações de caso a caso, facilitando a definição de políticas.

Nos últimos anos, dentre as várias ações, a que obteve maior destaque foi sem dúvida alguma a luta contra as demissões no sistema financeiro nacional.

Diante dos sucessivos recordes nos lucros das instituições financeiras, a FETEC-CUT/SP cobra dos bancos responsabilidade social. Neste sentido, a Secretaria de Bancos Privados organiza a atuação dos sindicatos do Estado nas Campanhas contra as Demissões nos Bancos, e por melhores condições de remuneração e trabalho.

Bancos Federais

Tamara Siqueira dos Santos

Diretora de Bancos Federais
| Caixa Econômica Federal

Desenvolver políticas para os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal é a atribuição da Secretaria de Bancos Federais da FETEC-CUT/SP. Neste sentido, ressaltam-se os constantes debates sobre o verdadeiro papel dos bancos públicos para a alavancagem da economia do país. Dentre os avanços alcançados, podem-se destacar a eleição de delegados sindicais como instrumento para garantir a organização nos locais de trabalho. No último período, além de equacionar as questões específicas do funcionalismo dos bancos federais, a Secretaria tem como principal preocupação atuar pelo fortalecimento da unidade da categoria como um todo. Estratégia que, desde a campanha salarial de 2003, vem se mostrando acertada e cujo importante passo foi dado na campanha salarial de 2004, com a assinatura, pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, dos pré-acordos prevendo o cumprimento, por parte de ambas as instituições, das principais cláusulas da Convenção Coletiva Nacional. O objetivo da unidade é fortalecer o movimento sindical, de maneira a facilitar a luta por melhores condições de salário e de trabalho para o conjunto da categoria bancária.

Cultura

Maria de Lourdes Alves da Silva

Diretora de Cultura
| Bradesco

Aposentados

Natalino Fabrini

Diretor de Aposentados
| Banco do Brasil