Com todo o pesar, comunicamos aos bancários oriundos do Banespa a partida de um dos nomes que fizeram a diferença nos anos de luta pelo Banespa como banco público: Ivani Baptistão é mais uma vítima do coronavírus. Ela faleceu aos 64 anos, em 2 de janeiro, depois de passar dias hospitalizada, em Campinas (SP).
De sorriso sempre aberto, dona de uma gargalhada contagiante, Ivani era daquelas pessoas otimistas que não deixavam a peteca cair. Até nos momentos mais duros da luta contra a privatização, da qual participou ativamente como dirigente da Afubesp, ela sempre tinha palavras de ânimo e um olhar de esperança.
Conhecida no meio sindical como Chefinha, Ivani integrou a diretoria executiva da associação de 1996 a 2011, e desde então figurava no Conselho de Eméritos da Associação. Era uma mulher justa, agregadora, uma verdadeira mãezona de todos, que também gostava de festa e descontração.
Foi defensora ferrenha da Cabesp e do Banesprev, uma referência dos banespianos em Campinas, onde era lotada, mas também em São Paulo, onde passou anos a fio colaborando com as batalhas diárias em defesa dos direitos dos funcionários do banco.
A presta sua solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor e presta esta singela homenagem, emprestando as palavras da poetisa Cora Coralina: “aquela mulher a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida e não desistir da luta, recomeçar na derrota, renunciar a palavras e pensamentos negativos. Acreditar nos valores humanos e ser otimista”.
Ivani, presente!