Desafios da sociedade e dos trabalhadores, previdência, igualdade de oportunidade, saúde e papel dos bancos públicos no desenvolvimento do país serão temas abordados durante os encontros
Caixa Econômica Federal
O 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) terá início nesta terça-feira (4), em São Paulo, com a participação de delegadas e delegados de todo o país. Com o slogan “Juntos Avançamos nas Conquistas”, o congresso é a principal instância de deliberação da categoria, onde são definidas as estratégias de luta e as reivindicações específicas dos trabalhadores do banco público para a Campanha Nacional dos Bancários e para a mesa de negociação permanente com a empresa.
“O Conecef é um símbolo de vital importância para o conjunto do movimento dos trabalhadores do banco. É necessário fortalecer a unidade para defender o que conquistamos nos últimos anos, impedir que a Caixa perca sua importância como indutora de políticas públicas para o Brasil e avançar em novas conquistas. Queremos uma Caixa onde todos os segmentos de trabalhadores sejam valorizados”, enfatiza Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).
Nesta terça (4), às 16h30, ocorrerá a abertura solene conjunta do 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal, do 34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, do 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil; do 16º Congresso dos Funcionários do Banco da Amazônia e do 3º Congresso Nacional dos Funcionários do BNDES, no Holiday Inn São Paulo Parque Anhembi.
A programação do 39º Congresso Conecef, que será realizado até quinta-feira (6), terá debates sobre temas como o fim do teto do banco para custeio do Saúde Caixa (definido em 6,5% da folha de pagamentos); o equacionamento dos déficits da Funcef; a solução dos problemas que afetam as condições de trabalho das empregadas e empregados; e a defesa da Caixa 100% pública; eleições municipais 2024.
“Não vamos nos limitar ao debate destes pontos, vamos chegar ao final de nosso congresso com um plano de lutas sobre as questões levantadas nas bases e já discutidas nos encontros estaduais e regionais que afetam o dia a dia de trabalho na Caixa, além de diversos outros que dizem respeito a toda classe trabalhadora”, destaca o Coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e diretor de Esportes da Fenae, Rafael de Castro.
Confira a programação:
Banco do Brasil
A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) finalizou, na última quarta-feira (29), a programação dos debates do 34º Congresso Nacional dos Funcionários do BB que, neste ano, será realizado entre os dias 4 e 6 de junho, na capital de São Paulo.
Na terça-feira (4), está programada a abertura solene do evento, a partir das 16h30. Já as mesas de debates serão realizadas nos dias subsequentes, começando com a aprovação do regimento interno do congresso, às 9h de quarta-feira (5). Veja a programação no final deste texto.
“Além das reuniões das centrais sindicais e correntes políticas, vamos realizar cinco mesas com temas fundamentais às nossas pautas de luta, para seguir fundamentando nossas reivindicações”, explica a coordenadora da CEBB, Fernanda Lopes.
Entre os temas das cinco mesas estão “os desafios da sociedade e dos trabalhadores”; “previdência”; “papel dos bancos públicos para o desenvolvimento do país”; “saúde e condições de trabalho”; e “igualdade de oportunidades”.
Confira a programação:
FONTE: FENAE /CONTRAF-CUT