Há um pouco mais de um ano o Movimento Sindical conquistou um acordo garantindo para à compensação de horas, para os bancários do Santander que ficaram em casa durante a pandemia, mas não puderam trabalhar presencial,por pertencer ao grupo de risco, idosos ou gestantes. Além disso o banco não ofereceu equipamento ou acesso ao sistema para todos os funcionários para que realizassem as atividades em home office. O acordo se estende até agosto de 2023.
Na última semana a COE(25/07) Santander reuniu-se com o banco cobrando a anistia das horas negativas geradas no período da pandemia.
Wanessa de Queiroz, coordenadora da COE, informa que o banco apresentou o número de trabalhadores que fizeram a compensação parcial, e os que não conseguirem fazer a compensação das horas conforme previsto no acordo.
‘’No entanto, o movimento sindical pede a anistia total das horas desses trabalhadores que, em grande parte, pertencem ao grupo de risco, como mulheres que retornaram da licença maternidade, idosos e dirigentes sindicais’’, disse a dirigente, lembrando que muitos trabalhadores fizeram um grande esforço para compensação das horas e não podem ser penalizados já que se tratou de um problema de saúde pública mundial.
.
A COE informa que o banco comprometeu-se a tratar do assunto e retomar as negociações na segunda quinzena de agosto
‘’Aguardamos a retomada das negociações com o banco e com a anistia total das horas conforme reivindicação do movimento sindical’’, conclui Wanessa.