Trupe teatral expôs caos do trabalhador bancário na pressão por metas. ‘’Fundamental mostrar à sociedade que assédio e adoecimento precarizam todo o atendimento’’, disse Wiliiam da Silva, presidente interino do Seeb Limeira
A terra das semijoias brilhou ainda mais com a passagem da Caravana da FETEC na manhã desta terça-feira (16). Com a ‘Bandalheira’, banda de metais e percussão, e esquetes teatrais, o Sindicato dos Bancários de Limeira e região fez bonito ao atravessar o centro da cidade atraindo a atenção dos trabalhadores do ramo financeiro e da população para a importância da Campanha Nacional dos Bancários.
A performance dos atores foi um espetáculo à parte. Representando um bancário tentando atingir metas e um banqueiro exigindo o impossível, a trupe Cia Amarte expôs o assédio moral que afeta agências de todo o país.
‘’É fundamental mostrar à sociedade que o assédio e o consequente adoecimento dos bancários impactam diretamente no atendimento. Com mais demissões e fechamento de agências, o serviço presencial se torna cada vez mais precário, forçando os clientes a migrarem para o atendimento digital, uma versão que muitos ainda não dominam”, disse William da Silva, presidente interino do Seeb Limeira.
William lembrou que nesta quinta-feira (18) o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban realizam a primeira rodada de negociações sobre saúde e condições de trabalho da categoria na campanha de 2024. ‘’Esta será também a primeira vez que vamos incluir o tema sobre as pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes, além do combate aos programas de metas abusivas’’.
“Inclusão não se resume à contratação. Muitas vezes, o banco contrata pessoas com limitações, contrata pessoas negras, mas não oferece condições adequadas de trabalho. É necessário valorizar verdadeiramente aqueles que precisam de inclusão”, disse Lucas Scarpa, diretor no Seeb Limeira.
Potência de Mobilização
Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária geral da FETEC SP, agradeceu a participação dos sindicatos de Jundiaí, Bragança, Mogi, Araraquara e Vale do Ribeira e da presença e apoio do MST, Apeoesp, Sindicato dos Servidores, Partido dos Trabalhadores e Assentamento Movimento Negro.
“Nossa Caravana tem ganhado cada vez mais força e engajamento dos sindicatos de nossa base, demonstrando potência de mobilização e superando todas as expectativas com a criatividade na comunicação com os bancários e a sociedade’’.
Nesta quarta-feira (17) a Caravana chega à Bragança Paulista. A próxima semana encerra o circuito da delegação da FETEC SP com passagem pelas cidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Taubaté e ABC.
Acompanhe toda a Caravana em nosso site e nas redes sociais @fetesp
fonte FETEC SP
Fotos: FETEC SP