‘’Saúde mental dos bancários está em risco com reestruturações e metas abusivas’’, afirma secretária-geral da FETEC SP
“Fortalecendo o tema Saúde e Condições de Trabalho, foco do debate entre o Comando Nacional e a Fenaban nesta quinta-feira (18), o Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e região destacou a importância da defesa da saúde dos trabalhadores bancários durante a passagem da Caravana da FETEC pela cidade na manhã desta quarta-feira (17).
A Caravana, percorreu as principais ruas de Bragança Paulista, atraindo a atenção dos bancários e da população. A manifestação foi acompanhada de banda e um grande bandeiraço.
O presidente do Seeb Bragança, Marcílio Barros, abriu a Caravana ressaltando o impacto das demissões e metas abusivas na saúde da categoria.
É inaceitável que em pleno 2024 tenhamos tantos trabalhadores adoecendo devido à sobrecarga de trabalho, decorrente de demissões, metas abusivas e fechamento de agências.’
A pesquisa ‘Avaliação dos Modelos de Gestão e das Patologias do Trabalho Bancário’, realizada pela Contraf-CUT e UNB, revela que 80% dos trabalhadores do setor financeiro tiveram ao menos um problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano.
“Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da FETEC, destaca o impacto das reestruturações bancárias na saúde dos trabalhadores. ‘As reestruturações, tanto em bancos privados quanto públicos, aumentam o nível de estresse dos trabalhadores, pois frequentemente essas mudanças são acompanhadas de demissões e fechamento de agências. O trabalho de três ou quatro bancários acaba sendo assumido por apenas um, uma situação insustentável que resulta em ansiedade e burnout’, afirmou Ana Lúcia.
Tarja preta
No recorte estadual da Consulta Nacional, apresentado na Conferência Estadual da FETEC SP, o impacto da cobrança de metas continua sendo uma das principais causas de adoecimento, com 23% dos bancários relatando preocupação constante com o trabalho. Crises de ansiedade e pânico acometem pelo menos 8% dos entrevistados, e 28% dos trabalhadores afirmam utilizar medicamentos controlados.”
‘’É evidente que a saúde mental dos bancários está em risco com as reestruturações adotadas pelos bancos. Uma das principais ações dos nossos sindicatos é proteger os direitos e a saúde da categoria com determinação. Nossa Caravana vem demonstrar a importância desse papel dos sindicatos para os bancários e a população’.”
Inclusão
Nesta Campanha Nacional, além da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, a categoria bancária quer que todos os bancos garantam saúde e acessibilidade aos funcionários com deficiência.
Nessa quinta-feira (18), o Comando Nacional dos Bancários volta a se reunir com a Comissão de Negociações da Federação Nacional dos Bancos (CN Fenaban), desta vez, para debater direitos às pessoas com deficiência (PcD) e de pessoas neurodivergentes, termo que abrange pessoas de condições neurológicas fora do padrão convencional, como autismo, TDAH e dislexia.
Segundo relatório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), elaborado a partir da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de 2022, existem 17.417 bancários PcD no país, ou 4% da categoria.
Acompanhe a Caravana da FETEC SP em nosso sites e nas redes sociais no endereço @fetecsp.