Vindos de todas as regiões do país, milhares de trabalhadores e trabalhadoras se reúnem em Brasília em defesa de uma pauta comum por direitos e reconstrução do Brasil
Bancários e bancárias estão em Brasília, junto a outras categorias, para defender a pauta de interesse da classe trabalhadora que inclui emprego decente, menos impostos, juros mais baixos, educação de qualidade, defesa do meio-ambiente, entre outras.
A plenária unitária, como está sendo chamado o ato realizado nesta quarta-feira 22, foi convocado pela pela CUT e demais centrais sindicais, durante o Congresso da CUT em outubro de 2023.
O objetivo é atualizar a pauta da classe trabalhadora e entrega-la ao Legislativo, Judiciário e ministérios do Governo Federal, a fim de abrir diálogo com estes entes do Estado, além de criar uma agenda permanente de mobilização contra os ataques da extrema-direita aos projetos dos trabalhadores que já estão em tramitação no Congresso Nacional.
A secretária geral da FETEC-CUT/SP, Ana Lúcia Ramos Pinto, informa diretamente de Brasília que a Marcha está linda, com grande participação de todas as centrais e categorias de todo o país. ”Nesse momento estamos indo em direção ao Congresso para entregar nossa pauta de reivindicaçãos, de toda classe trabalhadora, ao Congresso”.
Confira a pauta de reivindicações da classe trabalhadora
Pela reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e por medidas de proteção e amparo a seus trabalhadores e trabalhadoras;
Educação: Revogação do Novo Ensino Médio;
Valorização do Serviço Público: Contra a PEC 32/Reforma Administrativa;
Em defesa da Convenção 151/defesa da negociação coletiva;
Trabalho decente: redução da jornada de trabalho e empregos decentes;
Salário igual para trabalho igual – Em defesa da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres;
Reforma agrária e alimento no prato!
Menos impostos para trabalhadores: juros baixos e correção da tabela de imposto de renda;
Valorização do salário mínimo e das aposentadorias;
Transição justa e ecológica em defesa da vida;
Em defesa do PLC 12/24, por Direitos dos Motoristas por Aplicativos.
Confira mais detalhes da Marcha em nossas redes e em nosso site.
Fonte: SEEB SP