Bancários também realizaram Dia Nacional de Luta contra demissões no Bradesco
Munidos de apitos e bandeiras, os participantes da Caravana da FETEC SP fizeram ecoar sua indignação contra demissões e fechamentos de agências na manhã desta quarta-feira (3), no centro de Barretos.
Marcelo Martins, presidente do Sindicato de Barretos e região, destacou que, sob o pretexto de modernização, os bancos já fecharam mais de 2.500 agências, demitindo pelo menos 14 mil bancários, nos últimos anos.
“Os cinco maiores bancos do país lucraram mais de R$145 bilhões no último período e, mesmo com lucros exorbitantes, continuam fechando agências e mandando muitos pais e mães de família para a rua.”
Esta quarta-feira também foi dia de luta nacional contra as demissões no Bradesco. O protesto é uma resposta ao processo de reestruturação do banco, que tem extinguindo centenas de agências físicas em todo o país e demitido funcionários.
“A Campanha Nacional agrega diversas lutas, desde a reivindicação por melhores condições de trabalho, aumento real, incluindo a defesa da saúde do trabalhador, com ações contra metas abusivas e assédio moral e sexual”, explica Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária-geral da FETEC SP.
Ela destaca que a Campanha Nacional dos Bancários Unificada é realizada desde 1992 e de forma independente.
“Nossa categoria é referência dentro e fora do Brasil porque se mobiliza todos os anos, indo além de suas pautas e lutando também por igualdade e justiça social, independentemente de quem está no poder. Nossa prioridade é a defesa dos trabalhadores.”
Nesta quinta-feira (4) a Caravana é recebida na cidade de Catanduva e fecha a semana em Araraquara.
Confira mais detalhes também em nossas redes sociais no endereço @fetecsp