EM CIMA DA HORA

publicado em - 11 de agosto de 2017

Juventude celebra seu dia em agosto

Por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, o dia 12 de agosto é o Dia Internacional da Juventude. Cerca de 24% da população no Brasil faz parte desse grupo que realiza diversas atividades durante todo o mês para marcar a data.
 
“A juventude brasileira têm muitos desafios para enfrentar com os retrocessos civilizatórios impostos pelo atual governo golpista, como se isso não bastasse, a população entre 15 e 29 anos negra e pobre são as principais vítimas de violência no país”, afirma Crislaine Bertazzi, secretária de Políticas Sociais da FETEC-CUT SP.

De acordo com a pesquisa Atlas da Violência, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mais de 318 mil jovens brasileiros foram assassinados entre 2005 e 2015.  No intervalo desses anos, observou-se aumento de 17,2% na taxa de homicídio de pessoas entre 15 e 29 anos. Em 2015, as mortes de jovens corresponderam a 47,8% do total de óbitos no país.
 
A pesquisa confirma o perfil típico das vítimas de homicídios no Brasil: homens, jovens, negros e com baixa escolaridade. Entre 2005 e 2015, enquanto houve crescimento de 18,2% na taxa de homicídio de homens negros, a mortalidade entre não negros caiu 12,2%. No mesmo período, entre as mulheres não negras registrou-se queda de 7,4% nos homicídios, enquanto entre negras a taxa aumentou 22%.
 
Categoria bancária – Atualmente, 136 mil bancários entre 18 e 29 anos trabalham nas instituições financeiras do país. Eles representam 27% da categoria no Brasil. Em São Paulo, Osasco e região são 43 mil. Atuam principalmente como jovens aprendizes, estagiários, bancários e ainda como terceirizados, que muitas vezes sofrem com a precarização nas relações de trabalho, principalmente no teleatendimento.
 
Ato – Para celebrar o Mês Internacional da Juventude, o Sindicato promove o Ato da Juventude – Grito Pelas Diretas Já e Contra as Reformas no dia 24. A concentração será em frente à sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro, São Paulo), às 17h30. Após uma marcha pela região central de São Paulo, o ato será finalizado com um show no Café dos Bancários.
 
 
Fonte: FETEC-CUT SP com Seeb SP
  • Mini botão Whatsapp.
  • Telegram

Leia Mais

FETECSP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.