Webmail
sexta-feira, 29 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 20/06/2016

Apeoesp pressiona e obtém avanços no Plano Estadual de Educação

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou terça (14) o Projeto de Lei 1038/2015, que institui o Plano Estadual de Educação (PEE). A proposta apresenta as diretrizes a serem seguidas nos próximos dez anos, com 21 metas que devem ser cumpridas.

O Sindicato que representa os professores do Estado (Apeoesp) mobilizou a categoria em ato na Alesp para acompanhar a votação.

A presidenta da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha (Bebel), destacou que a pressão da categoria sensibilizou os deputados a incorporar mudanças no texto, que deixaram o PEE mais próximo do elaborado durante o Fórum Estadual de Educação – instância com interferência direta dos profissionais de educação e da sociedade.

“O que acabou sendo aprovado ainda não é o ideal, mas nos dá condições de avançar. Conseguimos abrir caminho para melhorias, não apenas para a educação, mas também para a carreira dos educadores”, avalia Bebel.

AVANÇOS
Entre os pontos diretamente relacionados à carreira dos docentes estão: valorização do magistério; plano de carreira que observe tempo de trabalho e qualificações; e a gestão democrática da educação. “Esse último ponto é um conceito muito importante para nós. Ele teria impedido, por exemplo, que o governo decidisse, de forma arbitrária, fechar 92 escolas no ano passado, o que promoveu a série de ocupações realizadas por estudantes”, enfatiza.

Mais informações no site da Apeoesp.

  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil