Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 23/11/2016

Funcionários do Bradesco fazem Dia Nacional de Luta por emprego e melhores condições de trabalho

Apesar dos altos lucros, o banco cortou 4.790 postos de trabalho nos últimos 12 meses
 
Bancários do Bradesco participam de mobilizações por todo o país, nesta quarta-feira (23), Dia Nacional de Luta dos funcionários do Bradesco, que teve como principais bandeiras a defesa do emprego e melhores condições de trabalho. Apesar dos lucros exorbitantes, o banco continua a demitir e assediar moralmente os trabalhadores, com o excesso de cobranças e metas abusivas.
 
O Bradesco lucrou, nos primeiros nove meses deste ano, R$ 12,736 bilhões. Mesmo com ótimos números, que já incluem a incorporação do HSBC (a partir de 1 de julho), o banco cortou 4.790 postos de trabalho, nos últimos 12 meses, entre setembro do ano passado e setembro deste ano.
“O banco lucra e cresce com aquisição de outros bancos como HSBC, mas reduz postos de trabalho e faz com que a cada ano o funcionário produza mais e em piores condições. Mas, ao invés de valorizar quem ajuda produzir tanto lucro, o banco contribui para elevar ainda mais os números altíssimos do desemprego na categoria. O Bradesco precisa assumir sua responsabilidade social diante da conjuntura que enfrentamos”, afirma Gheorge Vitti, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco.
 
“O Dia Nacional de Luta é para nós trabalhadores uma grande oportunidade para unificarmos nossas forças. Por isso, vários sindicatos e federações realizam simultaneamente diversas ações sindicais, a fim de chamar a atenção do banco para soluções dos muitos problemas que fazem parte da rotina diária dos bancários do Bradesco”, disse Maria de Lourdes Silva (Malú), Coordenadora do Coletivo Estadual dos Funcionários do Bradesco e diretora da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo.
 
Incorporação HSBC
O Dia Nacional de Luta também chama a atenção para problemas relacionados à incorporação do HSBC. Após 5 milhões de contas-correntes do banco inglês terem migrado para o Bradesco, funcionários e clientes foram prejudicados. Bancários relatam jornadas de trabalho extenuantes, que passam do horário estendido durante a migração, além da forte cobrança pelo cumprimento de metas.
 
Após intensa mobilização e negociações com o banco, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco assegurou avanços importantes para os ex-funcionários do HSBC. O Bradesco voltou a cobrar os valores do plano de saúde dos aposentados anteriormente praticados pelo HSBC. Entre outras reivindicações, os bancários conseguiram manter o auxílio-educação até o final do curso de quem está matriculado. Outra conquista importante é a ampliação do crédito-consignado nos moldes do HSBC.
 
“Estamos colhendo os frutos da nossa mobilização. Desta forma vanguardista, vamos buscar cada vez mais melhorias para os trabalhadores. O nosso Dia Nacional de Luta ainda dialoga com a população, que tem apoiado a nossa mobilização, já que também precisa ser melhor atendida pelos bancos, com mais funcionários nas agências”, ressalta Gheorge Vitti.
 
“É a união entre a cultura dos bancários do Bradesco e do HSBC e das experiências de organização de ambos. O que faz com que possamos avançar e partir para novas conquistas, pois, só a luta nos garante", afirma Sérgio Siqueira, diretor da Contraf-CUT.
 
Leia também:
      > COE do Bradesco conquista avanços em reunião com o banco
      > Bancários de Catanduva reforçam Dia Nacional de Luta por emprego e melhores condições de trabalho
      > Araraquara: Sindicato dos Bancários faz manifestações em todas as agências do Bradesco
      > Bradesco: “Dia Nacional de Luta” por Emprego e Melhores Condições de Trabalho
      > Bancários do ABC participam do Dia Nacional de Luta por emprego e melhores condições de trabalho no Bradesco
 
  Fonte: Contraf-CUT
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil