Webmail
quinta-feira, 25 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 17/11/2016

Seminário aborda LGBTs e o mundo do trabalho

Evento dia 23, organizado pelo escritório Crivelli Advogados em parceria com o Sindicato, refletirá sobre papel do direito e da política na proteção e garantia do emprego, salário justo e condições dignas a LGBTs
 
O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. Entre janeiro de 2008 e março de 2014 foram registradas 604 mortes no país, segundo pesquisa da organização não governamental (ONG) Transgender Europe (TGEU), rede europeia de organizações que apoiam os direitos da população transgênero.
 
A essa tragédia soma-se à enorme discriminação que esse grupo social enfrenta no mundo do trabalho, restando a eles a prostituição como praticamente única forma de sobrevivência.
 
Para jogar luz sobre essas chagas sociais, o escritório Crivelli Advogados Associados, em parceria com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, realizará no dia 23 de novembro, o seminário Direitos LGBT: dignidade e trabalho.
 
O evento vai abordar questões e desafios em torno do diálogo entre os direitos LGBT e o mundo do trabalho. As palestras serão ministradas por especialistas, militantes e advogados que refletirão sobre o papel do direito e da política na proteção e a garantia do emprego, do salário justo e de condições dignas a LGBTs no mundo e no mercado do trabalho.
 
“O objetivo é pensar quais são os diretos que o trabalhador LGBT tem assegurados, quais são os direitos que precisam ser conquistados, ainda mais no atual contexto político e social que impõe tantas ameaças aos direitos coletivos e sociais”, diz Lucas Bulgarelli, um dos coordenadores do evento.
 
A secretária de Relações Sociais e Sindicais do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Maria Rosani, lembra que a categoria bancária é uma das pioneiras na garantia de direitos aos LGBTs. A Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários assegura, em todo o país, a extensão de todos os direitos usufruídos por casais heterossexuais aos pares homoafetivos. Além disso, foi realizado o segundo censo da diversidade, que traçou um perfil da categoria bancária. Seu questionário incluiu perguntas sobre diversidade sexual.
 
“Esse seminário vai falar sobre os direitos LGBT sob vários aspectos. Queremos aprender mais sobre esses direitos e como incluí-los na CCT, pensando na igualdade de oportunidades para todos, sem discriminação de gênero. Por isso a realização desse evento é tão importante”, afirma Maria Rosani.
 
PROGRAMAÇÃO
Mesa de Abertura (10h) – “A tutela jurídica de LGBTs – conquista e garantia de direitos”
Maria Rosani – Secretária de Políticas Sociais do Sindicato
Paulo Iotti – Advogado, professor e co-fundador do Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero (GADVS)
Vanessa Vieira – Defensora pública e ex-coordenadora da Comissão da Diversidade Sexual da Defensoria Pública do estado de São Paulo
Dimitri Sales - Advogado; Membro da Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB SP; Ex-Coordenador de Políticas para Diversidade Sexual do Estado de São Paulo e Doutor em Direito Humanos pela PUC SP.

Intervalo: 12h – 13h15h

Painel (13h30) “LGBTs e a inclusão no mercado de trabalho”
Marcia Rocha – Advogada e militante trans , conselheira do Conselho de Diversidade Sexual da OAB-SP e confundadora da plataforma Transempregos
Crislaine Bertazzi – Secretária de Políticas Sociais da Fetec-CUT/SP
Hailey Kaas – Militante transfeminista
Mariana Salinas Serrano - Advogada trabalhista, pesquisadora e co-fundadora da Defende

Mesa de Encerramento (15h) “Trabalhadores LGBT, direitos sociais e combate à discriminação”
Fabiano Paulo da Silva Junior – Secretário de Políticas Sociais da Contraf-CUT
Amanda Claro – Sócia de Crivelli Advogados Associados. Pesquisadora e co-fundadora da Defende
Ubirajara Caputo - Professor da Escola do Dieese e analista do Dieese
Marina Ganzarolli – Advogada e co-fundadora da Rede Feminista de Juristas - Defende
 
  Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram
FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil