Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 09/11/2016

CUT Campinas realiza espetáculo sobre a vida da escritora Carolina Maria de Jesus

Peça teatral faz parte das atividades do Mês da Consciência Negra
 
Para marcar o Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, o Coletivo de Combate ao Racismo da subsede CUT Campinas programou uma série de atividades para refletir sobre. Entre as ações, está a apresentação do espetáculo teatral “Carolinas”, em parceria com o professor e ator Euclides Franco, da Franco Produções. O monólogo é um recorte biográfico de Carolina Maria de Jesus, tendo como base o livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, publicado em 1960.
 
A apresentação está programada para os dias 17 e 18 de novembro, às 19h, na Academia Campinense de Letras, que fica na Rua Marechal Deodoro, 525, centro de Campinas (em frente à subsede).
 
Carolina é considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil. Após a morte de sua mãe, em 1937, saiu de Minas Gerais para viver em São Paulo, onde construiu uma casa usando madeira, lata, papelão e outros objetos que encontrava durante seu trabalho como catadora.
 
Quando encontrava revistas ou cadernos antigos, guardava-os para escrever em suas folhas. Escrevia sobre o seu cotidiano na favela. Após o lançamento do livro, seguiram-se três edições, que totalizaram 100 mil exemplares vendidos, com tradução para 13 idiomas e vendas em mais de 40 países.
 
A apresentação teatral contará com a atuação de integrantes e parceiras do Coletivo, como Regina Teodoro, Eliete Ferreira e Regina Semião, do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos, Lucia Castro, do Grupo Aos Brados!! A Vivência Digna da Sexualidade, Betania Santos, da Associação Mulheres Guerreiras, Ivone Gosse, da subsede CUT Campinas, o ator e diretor Euclides Franco e o ator Vinicius D’Otaviano.
 
Os ingressos serão vendidos a R$ 15,00 e podem ser adquiridos com antecedência pelo telefone da CUT na região (19) 3234-0632.
 
 
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil