Webmail
sexta-feira, 29 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 16/11/2016

Estudantes de ocupações realizam encontro nacional

Foco principal foi o combate à chamada PEC do fim do mundo, que tende a reduzir investimentos nas áreas sociais, incluindo saúde, educação e assistência social.

Brasília - Cerca de 150 estudantes de ocupações de todo o país reuniram-se na terça-feira 15 em um encontro nacional de mobilização, na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. O evento congregrou representantes de secundaristas e universitários, no intuito de fortalecer a atuação estudantil no combate às medidas do governo ilegítimo de Michel Temer, que afetam o segmento da educação. A ideia foi debater os rumos do movimento e discutir novas estratégias de articulação.

O foco principal do encontro foi o combate à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/55, que institui o Novo Regime Fiscal e tende a reduzir investimentos nas áreas sociais, incluindo saúde, educação e assistência social. Segundo a organização, o evento buscou sedimentar uma maior articulação contra a medida, que atualmente tramita no Senado e deve ser votada em primeiro turno no dia 29.

"A ideia é que os estudantes tragam caravanas de todo o Brasil e que também venham trabalhadores, sindicalistas, todos os movimentos sociais e organizados pra uma grande mobilização no dia da votação da ‘PEC do fim do mundo’. (…) A importância deste momento aqui é a gente conseguir se organizar melhor e se programar pra esse e outros eventos", explicou Camila Lanes, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Além de representantes da Ubes, participaram do encontro membros da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), que realizaram diversas atividades de planejamento e organização.

Pautas - Na avaliação dos participantes, a PEC 241/55 deve ser o alvo prioritário da comunidade da educação neste momento, mas ela integra um rol de outras reivindicações dos diversos segmentos da área.

"Essa medida vai prejudicar diretamente o ensino público gratuito, por isso é nossa pauta mais urgente, até porque ela vai ser votada antes das outras. Mas também temos, neste processo, a solidariedade com o movimento das escolas do ensino médio, porque precisamos reforçar a luta contra a reforma que está colocada pelo governo, e também contra o Projeto de Lei (PL) Escola sem Partido, que fere o conceito de escola livre", assinala o estudante Iago Montalvão, membro do movimento de ocupação da UnB e da direção da UNE.

Ocupações - A mobilização, materializada especialmente nas ocupações de instituições públicas de ensino, tem sido o grande instrumento dos estudantes contra as medidas do atual governo que afetam o segmento da educação. O balanço do movimento divulgado pela Ubes no dia 9 de novembro contabiliza 391 escolas e 186 universidades sob ocupação estudantil em diversas regiões do país.

O movimento começou com alunos do Paraná, que chegou a ter cerca de mil ocupações no auge das mobilizações. Atualmente, nenhuma escola permanece nessa situação por conta de decisões judiciais desfavoráveis, mas há cerca de 25 campi universitários sob ocupação estudantil no estado.

"Este é um momento de fortalecimento do movimento estudantil. Não que ele estivesse apagado, até porque o Plano Nacional de Educação (PNE) e os royalties do petróleo para a educação, por exemplo, foram uma grande conquista de uma geração anterior a nossa. Então, o desafio que está colocado pra nossa geração, agora, é garantir essas vitórias e não permitir retrocessos. As ocupações são um novo sopro, uma nova tática e um novo instrumento pra gente se organizar", considera o presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Bruno Pacheco.

Parceria - Além de representações estudantis, o evento contou ainda com a solidariedade e a participação de expoentes de outras entidades, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes).

"Temos uma visão muito positiva dessas mobilizações e entendemos que elas têm sido a coisa mais relevante dos últimos tempos no país. E, neste caso, não é só a defesa da educação pública em si. Não se trata de algo meramente corporativo, mas sim de uma defesa do serviço público e dos direitos sociais, porque a PEC é uma medida que vai na contramão de conquistas consagradas pela Constituição Federal de 1988", apontou o professor Luís Acosta, da direção do Andes.

Ele destacou a proposta intersetorial de construir uma greve geral dos trabalhadores, conforme as articulações forem se fortalecendo. "O bloco que está no poder agora quer voltar atrás na história e desconstruir as conquistas da CLT [Consolidação das Leis do Trabalho], precarizando ainda mais as relações, daí a importância de somarmos força, porque isso só pode ser enfrentado com uma mobilização à altura desses ataques", finalizou o dirigente.

  Fonte: Brasil de Fato
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil