Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 10/10/2016

Mulheres trabalhadoras discutem autonomia econômica em seminário

No evento, que ocorre em SP, será lançado livro que investigou a inserção e as condições de trabalho das mulheres no mercado informal.
 
Como parte das celebrações dos 30 anos de Política de Gênero na Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT e o SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia realizam no próximo dia 10, segunda-feira, o seminário “Desenvolvimento, trabalho e autonomia econômica na perspectiva feminista” em São Paulo.
 
“Esta atividade é uma construção coletiva, entre nós da CUT e a SOS, para discutirmos a autonomia econômica das mulheres e a complexidade deste tema que envolve a divisão sexual do trabalho e o compartilhamento das responsabilidades familiares”, explica a secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Junéia Martins Batista.
 
No seminário será apresentada uma pesquisa qualitativa feita pela SOS Corpo e a organização apoiadora, IDRC (Centro Internacional de Desenvolvimento e Pesquisa do Canadá), que investigou a inserção e as condições de trabalho das mulheres no mercado informal e as possibilidades e limites para a construção de sua autonomia econômica.
 
“O objetivo principal desta atividade é o processo de formação para avanços na reflexão e formação política das mulheres trabalhadoras. É um momento de troca de experiências e conhecimentos”, diz a coordenadora do SOS Corpo e uma das coordenadoras da pesquisa, Maria Betânia de Melo Ávila.
 
Lançamento
 
No mesmo dia, à noite, será realizado uma mesa para o lançamento do livro “O patriarcado desvendado”, lançado pelo SOS Corpo, que reúne uma coletânea de textos de três feministas materialistas, a Collete Guillaumin, Paola Tabet e Nicole-Claude Mathieu.

Programação
 
Manhã
9h15 às 9h30 – Abertura
9h30 às 12h30 - Apresentação dos Resultados da Pesquisa Desenvolvimento, Trabalho e Autonomia Econômica na Perspectiva das Mulheres Brasileiras.
13h às 14h – Almoço
 
Tarde
14h às 16h30h - Reflexões políticas e teóricas sobre autonomia econômica e desafios para a luta das mulheres brasileiras.
17h - Avaliação e Encerramento

Serviço:
 
Local: Centro de Formação do Sindsep (Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo)
Rua Barão de Itapetininga, 163, 2º andar, Centro.
Próximo da estação República do Metrô.

Para participar, as interessadas devem confirmar presença pelo e-mail: snmt@cut.org.br
 
Fonte: CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil