Webmail
terça-feira, 23 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 28/07/2022

Protestos contra assédio e demissões marcam passagem da Caravana da FETEC SP no Vale do Ribeira

O Vale do Ribeira fechou a semana com a passagem da Caravana da FETEC CUT SP na cidade de Registro, nesta quinta-feira (28). Participaram da mobilização os sindicatos de Jundiaí, Taubaté, Bragança Paulista, Limeira e Mogi das Cruzes.

Anfitrião do dia, o Sindicato dos Bancários do Vale do Ribeira reuniu bancários e lideranças sindicais de outras categorias, como representantes da subsede da CUT e do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira (Sintravale).

Ari Algaba, presidente do Seeb do Vale do Paraíba, disse que a Caravana revela a unidade da categoria e como funciona a Campanha Nacional para a população. ‘’Mostramos o que a gente espera do sistema financeiro do país, a defesa dos bancos públicos, a manutenção de direitos históricos e as dificuldades enfrentadas pelos clientes, por meio de nossas falas e também dos materiais que a Fetec distribuiu no percurso da Caravana’’.

Na passagem da mobilização em frente aos bancos, as lideranças lembraram que o setor bancário já demitiu mais de 80 mil trabalhadores em menos de sete anos. As metas abusivas foram outro ponto destacado pelos dirigentes. ‘’Nossa categoria é uma das mais vitimizadas por transtornos mentais, justamente por adoecer em decorrência de metas inalcansáveis’’, destaca Ari

Barbárie
O Secretário de Administração e Finanças da FETEC-SP, Roberto Rodrigues, lembrou a todos o trágico incidente ocorrido no mês passado em Registro, onde uma procuradora do trabalho foi covardemente espancada por um outro procurador, dentro do seu local de trabalho. “ Um fato desses envolvendo dois homens já seria terrível, mas contra uma mulher, chega às raias da barbárie”.

Roberto lembrou ainda que a minuta de reivindicações e o acordo coletivo dos bancários já prevê clausulas contra o assédio moral e sexual, ‘’sendo um grande exemplo para a sociedade”.

A banda Furiosa de Iguape animou a Caravana, que circulou por toda a região central de Registro, com parada em frente às principais agências da cidade para discursos e distribuição de boletim informativo aos clientes.

A Caravana retoma suas atividades na segunda-feira (1/8) em Guarulhos, concluindo a mobilização no interior paulista no dia 4 de agosto no ABC.

Confira as principais reivindicações da categoria na Campanha Nacional de 2022

Reposição salarial e nas demais verbas: Inflação do período entre 31 de agosto de 2021 e 1º de setembro de 2022 (INPC) mais 5% de aumento real;
Aumento maior para o VR e VA;
Garantia dos empregos
Manutenção da regra da PLR, atualizada pelo índice de reajuste;
Jornada contratual de 4 dias de trabalho, entre segunda e sexta-feira;
Fim das metas abusivas;
Combate ao assédio moral;
Proteção aos trabalhadores adoecidos;
Acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19

Confira fotos e vídeos do ato em Registro em nosso facebook 
https://www.facebook.com/FETECSP

  Fonte: CONTRAF CUT
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil