Webmail
sexta-feira, 19 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 30/09/2016

Proposta ruim: greve dos bancários continua!

Trabalhadores repudiam tentativa dos bancos de reduzir custo do trabalho impondo perdas à categoria e reforçam mobilização; Comando Nacional mantém disposição para negociar, mas cobra seriedade.
 
São Paulo – Categoria de luta, os bancários chegam nesta sexta-feira ao 25º de greve nacional. Além de centenas de agências de bancos públicos e privados, em São Paulo, Osasco e região estão fechados os centros administrativos Casa 1 e 3 e o Vila Santander; o CAT, o ITM e o prédio da Rua Fabia do Itaú; o Bradesco Telebanco Santa Cecília.
 
Desde que os bancos anunciaram a proposta de manutenção dos 7% para este ano, mais abono de R$ 3.500, e 0,5% de aumento real para 2017, a reação dos bancários nas redes sociais e nos locais de trabalho foi praticamente unânime: proposta ruim, greve continua.
 
A rejeição da proposta na mesa, pelo Comando Nacional dos Bancários, foi saudada pelos trabalhadores. Além de insistir no reajuste rebaixado em 2016 – eles reforçaram que não vão repor a inflação este ano –, a proposta não trazia avanço na manutenção dos empregos, reivindicações de saúde e condições de trabalho. Para VA, VR e auxílio-creche, o reajuste também seria de 7%, abaixo da inflação, quando esses itens subiram em média 14%.
 
“7% é absolutamente inaceitável até mesmo com um abono de 5 mil reais”, disse um bancário. “Tem que repor a inflação 2016 também, não só ano que vem. E outra, não é só isso, cadê as propostas de melhores condições de trabalho, contratação de mais funcionários”, questionou outro.
 
Fortaleça a luta – A paralisação nacional chega a 25 dias nesta sexta-feira porque os bancos estão tentando impor perdas aos bancários, em sintonia com a política de ataque aos direitos dos trabalhadores que o governo Temer tenta implementar. “A categoria bancária é uma das mais fortes do Brasil, organizada e serve de referência para outras campanhas salariais. Por isso, convocamos todos os bancários para aumentar a mobilização. Não vamos aceitar que os bancos se aliem ao governo para jogar o custo do ajuste fiscal aos trabalhadores das empresas públicas. A classe trabalhadora não vai pagar esse pato”, destaca a secretária-geral do Sindicato, Ivone Silva.
 
“Os bancos perderam a oportunidade de resolver a greve, em flagrante desrespeito aos seus funcionários, clientes e toda sociedade”, critica a dirigente. “O Comando Nacional dos Bancários mantém a disposição para negociar com a Fenaban, mas queremos uma proposta decente. Enquanto isso, a greve continua.”
 
Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil