Webmail
sexta-feira, 19 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 29/09/2016

Previdência: idade mínima de 65 anos é só o começo

Além de aumentar tempo de contribuição mínimo para aposentadoria, reforma proposta pelo governo de Michel Temer pode ter “gatilho” que elevaria ainda mais a idade necessária para solicitar benefício.
 
O aumento da idade mínima para 65 anos, igualando homens e mulheres, prevista na reforma da Previdência proposta pelo governo Temer, pode também estabelecer uma espécie de “gatilho” que permitiria elevar ainda mais o piso da idade, conforme o crescimento da sobrevida média.
 
Sobrevida média corresponde à quantidade de anos de vida da população após a aposentadoria.
 
A fórmula de acionamento do gatilho, segundo veiculado em alguns jornais, deve levar em conta mais de um cenário, e ainda terá definido o intervalo que estabelecerá o aumento da idade mínima para dar entrada na aposentadoria.
 
A reforma que será apresentada pelo governo Temer também deve propor a elevação do tempo mínimo de contribuição (atualmente de 15 anos para aposentadoria por idade) para 25 anos, e vincula o pagamento integral do benefício a um período maior de contribuição, entre 45 e 50 anos.
 
O governo Temer recuou da sua intenção inicial de enviar ainda em setembro o texto da reforma da Previdência para o Congresso e adiou a apresentação para novembro, após o segundo turno das eleições municipais.

             > Leia também: Mais 10 anos de contribuição para você se aposentar
 
 
Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil