Webmail
quinta-feira, 25 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 21/01/2022

Sindicato de Mogi consegue Liminar e impede abertura do Santander neste sábado (22)


Medida garantida pelo departamento jurídico do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região vale para as cidades de Suzano, Mogi, Poá, Biritiba Mirim e Salesópolis


O Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região conseguiu uma liminar que impede a abertura das agências do banco Santander em toda sua base territorial neste sábado (22 de janeiro), quando está previsto o funcionamento de três mil agências em todo país no período das 10 às 14 horas. A medida abrange os municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Poá, Biritiba Mirim e Salesópolis. 

A justificativa dada pela instituição financeira para a abertura de suas agências aos sábados, era por conta do lançamento da Campanha “Desindivida Santander”, sob a alegação de contribuir com a redução do endividamento dos clientes. A decisão foi tomada sem qualquer possibilidade de negociação com o movimento sindical e além de cair por terra ao se analisar a prática de juros, taxas, demissões e direcionamento do crédito, vai contra a legislação trabalhista, que proíbe o trabalho aos sábados para as empresas de crédito.

De acordo com a liminar emitida pela 2ª Vara do Trabalho de Mogi das Cruzes, “a imposição de trabalho aos sábados viola o disposto no art. 224 da CLT, cujo dispositivo excepciona expressamente o trabalho em tais dias. Ainda, a atividade do réu aos sábados viola ainda o art. 1º da Lei nº 4.178, de 1962, que prevê a proibição do trabalho aos sábados para as empresas de crédito”. 

O presidente do Sindicato, Clayton Pereira, destacou que a conquista reforça a importância das entidades representativas dos trabalhadores na defesa dos direitos da categoria.

“A cada ano os bancos ampliam lucros e com o Santander não é diferente. Isso mostra que se há um aumento da demanda de serviços o banco tem reais condições de contratar mais funcionários”, destaca. Fonte: seeb mogi
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil