Webmail
quinta-feira, 25 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 30/11/2021

Secretária de Saúde do Seeb Guarulhos é eleita Conselheira no CES SP

Daniela Cucio, apoiada pela Fetec SP, vai ocupar vaga da CUT representando o ramo financeiro 


A bancária Daniela Simões Cucio, Secretaria de Saúde bancários de Guarulhos, é uma das 24 pessoas a integrarem o Conselho Estadual de Saúde de São Paulo (CES), com mandato para o biênio de 2021/2023. A eleição ocorreu nesta segunda-feira (29)

Daniela vai representar os trabalhadores do ramo financeiro. ‘’Nós, do setor bancário, costumamos integrar as comissões de trabalhadores, acompanhando e fiscalizando as atividades da categoria’’, informa a nova conselheira, que vai ocupar uma vaga da CUT e que obteve apoio da FETEC SP.

Daniela destaca que também pretende compor  a Comissão de Saúde Mental, já que a categoria bancária tem sido vítima de transtornos mentais por conta da abusiva pressão por metas, assédio moral e demissões. 

A diretora de Saúde e Condições de Trabalho da FETEC SP, Rosangela Lorenzetti, atesta a importância de haver representantes do ramo bancário no Conselho.   ‘’Mesmo o CES discutindo a saúde como um todo, nossa participação comprova o quanto discutir saúde, condições de trabalho e qualidade de vida dentro do SUS  é valorizado pelo ramo financeiro’’.

Como funciona o CES?
O Conselho Estadual da Saúde (CES), instituído pela Lei 8.356/93 é uma instância colegiada deliberativa e de natureza permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde

Podem participar do processo eleitoral todas as entidades representativas dos segmentos e movimentos populares e sociais de saúde, formalmente constituídos, que tenham atendido aos critérios do edital publicado em maio deste ano.

Daniela Cucio explica que o Conselho é composto por representantes de usuários do SUS, trabalhadores de Saúde, do governo e de prestadores de serviços de Saúde.’’ É um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social’’. 

O funcionamento do Conselho prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas.
Mais informações podem ser obtidas no site do CES em https://bit.ly/3d5tfgS Fonte: FETEC SP
  • Whatsapp
  • Telegram
FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil