Webmail
sexta-feira, 29 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 21/09/2016

Sem proposta dos bancos, greve chega ao 16º dia

Trabalhadores seguem mobilizados no país por aumento digno, valorização da PLR, vales e auxílio-creche, respeito a empregos; e se organizam para reforçar paralisação, na quinta, contra retirada de direitos.
 
São Paulo – Trabalhadores de Itaú, Bradesco, Santander, BB, Caixa e outros bancos menores continuam de braços cruzados cobrando proposta decente às suas reivindicações. E o que a categoria quer não é nada que os bancos – setor que mais lucra no Brasil – não possam pagar: aumento digno para salários, valorização da PLR, dos vales alimentação e refeição, do auxílio-creche. Querem que as mães em licença-maternidade possam continuar recebendo o vale-refeição para ajudar com as despesas que aumentam nesse período. Querem melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas, do assédio moral. E, prioridade: querem mecanismos de proteção ao emprego, já que somente nos sete primeiros meses deste ano, quase 8 mil postos de trabalho bancário foram extintos pelos bancos, sem qualquer razão.
 
Assim, nesta quarta-feira 21, a greve dos bancários chega ao 16º dia em todo Brasil. Centenas de agências de bancos públicos e privados estão fechadas na cidade de São Paulo e na região de Osasco. As atividades estão paralisadas, hoje, no CT e no CA Brigadeiro do Itaú, assim como nos prédios das ruas Fábio e Jundiaí. O Vila Santander também está na greve, e o Telebanco do Bradesco, na Santa Cecília, também.
 
Luta nacional dia 22 – Os bancários, que fazem uma das maiores greves de sua história desde 6 de setembro, participarão da paralisação nacional contra a retirada de direitos, nesta quinta-feira.
 
“A mobilização rumo à greve geral é um aviso ao governo Temer e ao Congresso Nacional: não avancem sobre empregos promovendo a terceirização, sobre a aposentadoria com idade mínima de 65 anos, sobre férias, 13º, jornada de trabalho, PLR, auxílio-creche, férias, FGTS. Ou vamos parar o Brasil!”, afirma a secretária-geral do Sindicato, Ivone Silva.
 
A categoria já manifestou sua disposição para essa luta. Em assembleias realizadas pelo Sindicato com 14.941 trabalhadores em centenas de unidades em São Paulo e Osasco – sobre outra paralisação, em 10 de junho –, 12.095 ou 81% votaram pela mobilização nacional contra a retirada de direitos. Na consulta da campanha nacional, a preocupação com esse quadro de retrocesso ficou na casa dos 80% a 90%. A Conferência Nacional da categoria, em julho, também aprovou a pauta contra a retirada de direitos.
 
Por isso tudo, quinta-feira é dia de rua! Trabalhadores de todas as categorias estarão concentrados, a partir das 16h, no vão livre do Masp (Avenida Paulista, 1.578). Participe, só a luta te garante!
 
Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil