Webmail
sexta-feira, 29 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 19/09/2016

Greve chega a 14 dias e a culpa é dos bancos

Itaú, Bradesco, Santander, BB e Caixa, que juntos lucraram R$ 29,7 bi em seis meses e compõem o setor mais lucrativo do Brasil, recusam aumento digno aos bancários. Venha protestar na passeata hoje às 17h!
 
São Paulo – Só a luta te garante! O mote da Campanha Nacional Unificada 2016 foi totalmente abraçado pelos bancários. A categoria, com as atividades paralisadas há 14 dias, está promovendo uma das mais fortes greves da sua história. Nesta segunda-feira 19, centenas de agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú, Santander e demais bancos estão paradas em São Paulo, Osasco e região, onde a mobilização tem batido a casa de 60 mil trabalhadores. O número é pouco menos da metade dos 142 mil bancários que trabalham em bancos públicos e privados na base do Sindicato.
 
“Duas semanas de greve e a culpa é dos bancos”, afirma a secretária-geral do Sindicato, Ivone Silva. “Desde 9 de agosto, quando entregamos a pauta de reivindicações, foram realizadas oito rodadas de negociação. Mas os bancos não estão agindo com seriedade e por duas vezes vieram à mesa para dizer ao Comando Nacional dos Bancários que não tinham nenhuma proposta a apresentar.”
 
O modelo de reajuste abaixo da inflação com abono foi rejeitado em assembleia, por unanimidade, e levou à greve em todo o país. “Os bancários querem ter ganhos nos salários, na PLR, nos vales, no auxílio-creche babá. Querem respeito aos empregos, condições de trabalho decentes, sem assédio moral ou metas abusivas. Os bancos, ao invés de tentar forçar os trabalhadores a furar a mobilização, podem atender a todas essas reivindicações e acabar com a greve. A bola está com eles”, avisa Ivone.
 
Hoje tem passeata – Vem pra rua protestar contra os bancos! A passeata, na segunda 19, terá início em frente à sede do Sindicato (Rua São Bento, 413) e percorrerá as ruas do centro de São Paulo, a partir das 17h, para denunciar à população que, se a campanha não se resolveu até agora, a culpa é dos banqueiros. Participe, só a luta te garante!
 
Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil