Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 13/09/2016

Caixa 100% Pública e PLR Social andam juntas

Conquista de 2010 é forma de valorizar trabalho feito em programas sociais; em comunicado interno, direção do banco público federal ignora distribuição linear de 4% do lucro aos empregados e preocupa
 
Conquista dos empregados da Caixa na Campanha Nacional Unificada de 2010, a PLR Social é uma forma de valorizar os trabalhadores por tarefas relacionadas com programas sociais do governo federal operacionalizados pelo banco público. Entretanto, a não menção da PLR Social em comunicado interno enviado aos empregados, quando da primeira proposta da Fenaban (federação dos bancos), preocupou os bancários quanto a sua continuidade.
 
Essa postura da direção da Caixa é uma das razões que tem levado os empregados a fortalecer a greve - que completa oito dias nesta terça-feira (13) - ao lado de funcionários do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.
 
“Quando a Fenaban apresentou a primeira proposta, rejeitada na mesa de negociação por trazer perdas, a Caixa enviou comunicado para todos os empregados defendendo cada ponto proposto pelos banqueiros, mas não mencionou uma única vez a PLR Social. Isso gera uma preocupação muito grande sobre a sua continuidade”, relata o coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.
 
“A PLR Social anda de mãos dadas com o papel social do banco. Qualquer comparação da rentabilidade da Caixa com bancos privados acaba por ser uma defesa da sua privatização, uma vez que a instituição é responsável por diversos programas sociais do governo federal. Defender a Caixa 100% pública é fazer a defesa também da PLR Social. É preciso deixar claro para a direção do banco que os trabalhadores não aceitarão rever esta conquista, um direito adquirido”, conclui o dirigente.
 
COMO FUNCIONA
A PLR Social corresponde a distribuição linear de 4% do lucro líquido entre todos os empregados.
 
 
Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil