Webmail
sexta-feira, 29 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 24/06/2016

Em defesa da Petrobrás e do pré-sal, petroleiros vão às ruas

Em São Paulo, categoria ocupa sede da empresa, na Paulista

Os movimentos sociais e sindical promovem nesta sexta-feira (24) atos em todo o país em defesa da Petrobrás e do pré-sal. Pela manhã, o diálogo foi com os trabalhadores petroleiros que paralisaram as atividades e, em São Paulo, a mobilização aconteceu na sede da empresa, na Avenida Paulista.

Os atos reúnem CUT, FUP e movimentos sociais ligados à Frente Brasil Popular - entre eles MST, CMP, MAB e Levante Popular da Juventude.

Desde que assumiu o governo interino por meio de um golpe, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e sua equipe de ministros têm atuado para promover o desmonte de uma das principais empresas públicas do país.

Antes de se tornar o ministro golpista de Relações Exteriores, José Serra (PSDB) atuou no Senado para aprovar o projeto de lei 131/2015, que revoga a participação obrigatória da Petrobras no pré-sal. Atualmente a empresa é a operadora única nos campos de exploração do pré-sal, além de possuir participação obrigatória de, pelo menos 30%, nos grupos de exploração e produção. Isso garante o protagonismo da Petrobras, considerada uma das maiores empresas do mundo.

Com Temer, a soberania das empresas estatais estão sob ameaça, atingindo novamente a democracia brasileira e o ataque aos direitos dos trabalhadores.

  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil