Webmail
quinta-feira, 18 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 01/07/2020

Santander precisa fornecer equipamento para afastados

O Sindicato dos Bancários de São Paulo recebeu denúncias de que trabalhadores de agências do Santander fechadas por conta da pandemia de coronavírus - como uma na Avenida Paulista e outra na Avenida Brasil, por exemplo - estão dando expediente em casa, porém com seus próprios equipamentos e sem apoio do banco.

A denúncia feita pelos trabalhadores preocupa, porque não há qualquer posição do banco em relação aos equipamentos necessários para o home office.
“Todos os trabalhadores que realizam suas atividades em home-office precisam ter equipamentos para fazê-lo, e o que estão em casa porque a agência fechou não podem ter prejuízo em relação a horas negativas porque o fechamento é uma responsabilidade do banco", destaca a dirigente sindical Wanessa de Queiroz Paixão, bancária do Santander. "É importante ainda que os locais fechados por suspeita ou confirmação de casos de Covid-19 sejam higienizados para garantir a segurança sanitária de bancários e clientes”, acrescenta.

A dirigente lembra que os bancários que estão em casa por serem grupo de risco ou por terem parentes que estão neste grupo estão preocupados em se manter seguros e empregados, já que o Santander, apesar de ter se comprometido em mesa de negociação em não demitir durante a pandemia, já mandou para a rua centenas de trabalhadores.

Cobrança

O Sindicato contatou o setor de recursos humanos do Santander para que a situação seja resolvida nas agências fechadas por conta da pandemia, ressaltando que todos os trabalhadores afastados devem realizar trabalhos administrativos, sem visitar clientes, e ter suas horas de afastamento abonadas ao retornar ao local de trabalho.

De acordo com o Santander, o trabalhador afastado deve permanecer em casa, em trabalhos administrativos. Em caso de recebimento ou não de equipamento para trabalhar, eles terão seus dias abonados e não há qualquer orientação para que os bancários comprem equipamentos usando recursos próprios. Em caso de bancários infectados pelo novo coronavírus, estes devem cumprir o período de quarentena determinado pelos médicos até ter suas condições de saúde restabelecidas.
  Fonte: Redação SPBancários
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil