Webmail
sexta-feira, 29 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 24/06/2016

Aposentados da CUT buscam respeito a direitos e espaço político

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi-CUT) está empenhado em viabilizar pauta unificada da categoria. O texto com 20 itens, subscrito pelos Sindicatos ligados às principais Centrais, foi encaminhado ao governo federal ainda na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff.

Segundo o presidente do Sintapi, Epitácio Luiz Epaminondas, mais conhecido como Luizão, esse é o primeiro passo na conquista do espaço que a Terceira Idade merece. O sindicalista diz que é necessário aprofundar a conscientização, a fim de que o aposentado chame pra si a participação nas questões que dizem respeito à sua qualidade de vida.

“Nosso objetivo é que o aposentado, o pensionista e o idoso se empoderem, aprendam sobre as políticas que os envolvem e sejam capazes de discutir, propor mudanças e soluções. A ideia é transformá-los em atores da própria luta”, explica Luizão.

Ele diz que esse empoderamento depende de preparação técnica da base, hoje com cerca de dez mil associados, por meio de cursos, seminários e oficinas sobre cada ramo do Sindicato.

Tais ramos dizem respeito à Previdência Social, mobilidade urbana, transportes e cidadania, por exemplo. “Esses temas acabam sendo correlatos a nossas lutas e, por isso, preparamos a base para que os associados possam defender nossos interesses nas esferas federal, estaduais e municipais, participando de conselhos, audiências públicas e grupos de trabalho”, diz o sindicalista.

Luizão acrescenta que essas ações são desenvolvidas também em parceria com outros Sindicatos, ligados a diferentes Centrais. “É claro que somos cutistas, mas também somos independentes financeira e politicamente. Para nós, a defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e idosos é a prioridade”.

Entre as bandeiras comuns, estão a extinção definitiva do fator previdenciário; garantia de um sistema de previdência social pública, universal e criação da previdência pública complementar; manter e ampliar a lista de remédios gratuitos e de uso contínuo.

Leia a íntegra da pauta unificada dos aposentados.

  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil