Webmail
quinta-feira, 18 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 15/01/2020

Sindicato cobra BB sobre terceirização irregular em escritório digital


O Sindicato recebeu denúncia de que três correspondentes bancários trabalham, em função bancária, no Escritório Exclusivo Barueri, prática de terceirização vedada pela Resolução 3.954 do Banco Central.

A resolução 3.954 do BC determina que é vedado ao contratado, no caso o correspondente bancário, a utilização de instalações cuja configuração arquitetônica, logomarca e placas indicativas sejam similares às adotadas pela instituição contratante, no caso o BB, em suas agências e postos de atendimento.

“A denúncia dá conta de que os correspondentes bancários exercem função bancária no escritório digital, com oferta de crédito. A prática, além de desrespeitar resolução do Banco Central, confere à unidade uma vantagem indevida perante aos escritórios que operam respeitando a legislação”, comenta o dirigente do Sindicato e bancário do BB Antonio Netto.

“O Sindicato não é contra a pessoa do trabalhador terceirizado. Porém, nosso entendimento é: quem trabalha em banco, bancário é. Portanto, deve ter direito a todas as conquistas e direitos clausulados na Convenção Coletiva de Trabalho. No caso do BB, banco público, é ainda mais inadmissível a terceirização, em unidade do banco, da função bancária. Essa prática irregular diminui os postos de trabalho qualificados e precariza as relações de trabalho”, acrescenta.

O Sindicato cobra do banco o imediato fim da prática e esclarecimentos sobre qual instância diretiva do BB validou a irregularidade e também se a unidade Escritório Exclusivo Barueri é um caso isolado ou não.

“Exigimos o imediato fim da prática irregular. Além disso, cobramos esclarecimentos e acompanharemos o caso de perto com o objetivo de evitar que essa irregularidade seja disseminada no banco. Ao invés de terceirizar o trabalho bancário, o BB deveria contratar mais bancários através de concurso, diminuindo assim a sobrecarga de trabalho e melhorando o atendimento à população”, conclui Antonio.
  Fonte: Redação Spbancarios
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil