Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 08/10/2019

O 13º Concut é para CUT, para a classe trabalhadora e para o Brasil, diz Lula 

Em carta lida por Haddad, Lula fala sobre o orgulho de ter ajudado a criar a CUT, das lutas passadas e as que virão e diz que a Central é insubstituível na defesa do Brasil e dos brasileiros

Presente nas camisetas, nas falas, nos discursos, panfletos e cartazes, além de no nome do congresso, o ex-presidente Lula, que lamentou não poder estar presente fisicamente no 13º Congresso Nacional da CUT “Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia, que está sendo realizado na Praia Grande, litoral sul de São Paulo, mandou uma carta para os delegados e delegados lembrando das lutas já feitas até aqui e reforçando as que virão pela frente.

Na carta, lida pelo ex-prefeito Fernando Haddad, Lula lembrou a fundação da CUT, “naquele inesquecível 28 de agosto de 1983”, e falou do “orgulho enorme de ter ajudado a criar esta central que teve papel fundamental na defesa da classe trabalhadora, da democracia e no desenvolvimento nacional”.

Lula lembrou na carta as lutas lideradas pela CUT no passado e também as  recentes, como “a sua tenaz oposição ao golpe de estado que derrubou a presidenta Dilma, bem como sua permanente mobilização em parceria com outros movimentos sindicais e populares contra escalada autoritária, antinacional e antipopular que está em curso no Brasil”.

E se referindo a eleição do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL), com seu projeto neoliberal de retirada de direitos sociais e trabalhistas e ataques ao movimento sindical, alertou: “Hoje mais do que nunca é necessário intensificar a luta para barrar o projeto destrutivo do governo de extrema direita, que ameaça provocar um retrocesso histórico sem precedentes”.

Lula continuou falando sobre a importância da CUT “insubstituível na defesa da soberania nacional e no combate a escandalosa submissão do Brasil à política unilateral, imperial e guerreira dos Estados Unidos; na luta contra a absurda  privatização das nossas maiores e estratégicas empresas públicas  e também na luta contra o desmonte criminoso de políticas sociais, indispensáveis para existência digna de dezenas de milhões brasileiros; contra a exploração predatória da Amazônia e a destruição de proteção ambiental, que demoramos tanto tempo para construir; contra o desemprego, a miséria e a fome, que voltaram a assolar o país”.

E concluiu: “Por tudo isso, este 13º Congresso é muito importante não só para CUT e a classe trabalhadora, mas para o Brasil como um todo. Tenho certeza de que vocês tomarão as decisões necessárias para atualizar e fortalecer a organização da central e para traçar um plano de lutas a altura dos graves desafios nacionais”.

Confira a íntegra da carta do ex-presidente Lula:

Aos delegados e delegadas, dirigentes da nossa central, delegados e delegadas internacionais:

Desde a fundação,

Nestes 36 anos de vida e de lutas, a CUT foi participante ativa e tantas vezes decisiva das grandes conquistas sociais econômicas e culturais do povo brasileiro.

O Brasil não teria dado, durante os governos populares o verdadeiro salto histórico que deu, em termos de crescimento econômico, combate à pobreza e a desigualdade, geração de emprego, distribuição de renda e inclusão social  sem a contribuição independente e mobilizadora da CUT.

Da mesma forma a central sempre esteve na linha de frente na resistência a todo e qualquer tentativa de ferir a democracia e de confiscar direitos do nosso povo.

Basta lembrar dos anos recentes, a sua tenaz oposição ao golpe de estado que derrubou a presidenta Dilma, bem como sua permanente mobilização em parceria com outros movimentos sindicais e populares contra escalada autoritária, antinacional e antipopular que está em curso no Brasil.

Hoje,mais do que nunca, é necessário intensificar a luta para barrar o projeto destrutivo do governo de extrema direita, que ameaça provocar um retrocesso histórico sem precedentes.

Foi na luta social e política que derrotamos a ditadura militar e é na luta democrática e transformadora que vamos derrotar o governo Bolsonaro e a tragédia nacional que ele está causando.

O papel da CUT continua insubstituível na defesa da soberania nacional e no combate a escandalosa submissão do Brasil à política unilateral, imperial e guerreira dos Estados Unidos. Continua insubstituível na luta contra a absurda  privatização das nossas maiores e estratégicas empresas públicas  e também na luta contra o desmonte criminoso de políticas sociais, indispensáveis para existência digna de dezenas de milhões brasileiros.

Sem falar na luta contra a exploração predatória da Amazônia e a destruição de proteção ambiental, que demoramos tanto tempo para construir.

E na luta contra o desemprego, a miséria e a fome, que voltaram a assolar o país. E é claro que a CUT deve contribuir e continuar liderando a luta contra as tentativas do governo de Bolsonaro de fragilizar e destruir as organizações sindicais e a legislação trabalhista.

Por tudo isso, este 13º Congresso é muito importante não só para CUT e a classe trabalhadora, mas para o Brasil como um todo.

Tenho certeza de que vocês tomarão as decisões necessárias para atualizar e fortalecer a organização da central e para traçar um plano de lutas a altura dos graves desafios nacionais.

Tenho certeza de que a CUT continuará também prestando a sua solidariedade ativa a luta dos trabalhadores da América do Sul, da América Latina e do mundo inteiro ajudando a consolidar o sindicalismo internacional democrático e combativo capaz de enfrentar com êxito a ofensiva do capital para desregulamentar e precarizar o mundo do trabalho.

Companheiros e companheiras, gostaria muito de estar aí hoje junto com vocês como eu sempre estive. Mas vocês sabem que política e moralmente estou aí sim, abraçado a cada companheira e cada companheiro.

Daqui onde estou, sem barganhar em momento algum a minha dignidade, muito mais livre do que meus algozes, que continuam presos as suas mentiras,  envio as mulheres e aos homens que fazem da CUT este admirável instrumento de luta do povo brasileiro a minha calorosa saudação.

Luiz Inácio Lula da Silva

  Fonte: CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil