Webmail
sexta-feira, 19 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 18/09/2019

Cinco maiores estatais lucram R$60,7 bi no 1º semestre

O jornal Valor Econômico publicou nesta terça-feira (17) que as cinco maiores empresas estatais do país registraram lucro líquido de R$ 60,7 bilhões no primeiro semestre deste ano, um aumento de 69% sobre o mesmo período de 2018.

Estas empresas são: Banco do Brasil, grupo Caixa, grupo BNDES, grupo Petrobras e grupo Eletrobras. Segundo o jornal, juntas, elas representam 95% do total do resultado das empresas estatais federais.

No entanto, todas são alvo do plano de privatizações do governo federal. A reportagem utiliza o resultado obtido pelas estatais justamente para basear seu apoio a esse plano. Para o veículo os números seriam a prova de que o atual momento é ideal para a venda das empresas públicas. O texto ainda aponta que boa parte do lucro é proveniente da venda de ativos, como se antes as estatais nunca tivessem obtido estes patamares de lucro.

Este ano a Caixa vendeu ações da Petrobras, o Banco do Brasil vendeu ações do IRB, a Petrobras vendeu gasodutos, oleodutos, a TAG, o controle acionário da BR Distribuidora, entre outros, e o BNDES vendeu diversos ativos da BNDESPar.

Porém, a mesma matéria mostra o gráfico abaixo, nele é possível observar que há anos as empresas públicas conseguem bons patamares de lucro, inclusive sem a venda de ativos, apenas com seus resultados operacionais.

  Fonte: APCEF/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil