Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 29/08/2019

Resumo do que ocorreu aqui e próximos passos em defesa da Cabesp

Muitas são as dúvidas sobre o que está ocorrendo com o nosso plano de saúde. Fazemos agora um breve resumo de tudo que ocorreu desde que tivemos a notícia sobre a mudança pretendida nos procedimentos de exames laboratoriais com a celebração de um contrato de exclusividade entre a Cabesp e a rede DASA, além de mudanças radicais na rede e no atendimento médico-hospitalar e ambulatorial, com descredenciamento de vários hospitais e prestadores. Relembre:  Cabesp é muito mais que um plano de saúde

Quando questionamos a direção da Cabesp, imediatamente iniciou-se um processo de diálogo entre a Presidência da Cabesp e as associações – Afubesp, Afabesp, Abesprev, Sindicato dos Bancários de São Paulo e Contraf/CUT.

Ocorreram algumas reuniões na sede da Cabesp, precedidas por  manifestações espontâneas por parte dos associados, o que foi extremamente positivo, pois demonstrou que estamos todos unidos e em defesa de uma Cabesp perene, de qualidade, com atendimento humanizado e com acesso para todos!

Em todos os momentos em que dialogamos com a Presidência da Cabesp dissemos que não poderíamos aceitar que a discussão fosse feita a toque de caixa.

Dado a relevância do tema, a preocupação de todos com o futuro e a necessidade de tempo razoável e suficiente para analisar todas as informações necessárias, bem como a importância de que o diálogo fosse feito com o maior número possível de associados, pedimos prazo adequado para discussão, a contar do recebimento de todos os documentos e informações necessárias. Veja o documento protocolado na terça-feira, dia 27 de agosto.

Como não houve acolhimento em relação aos termos da nossa reivindicação de poder discutir os temas com o prazo solicitado, e de posse de todos os dados e detalhamento do projeto, as conversas a respeito desse tema se esgotaram, de acordo com a presidente da Cabesp.

Não dá para aceitar que essas mudanças sejam necessárias por questões de custeio, pois recentemente fizemos um ajuste nas contribuições justamente para manter o nosso patrimônio equilibrado, cobrindo o déficit apresentado pelo estudo atuarial no ano passado e assim garantir a Cabesp perene e com um atendimento de qualidade.

Também não podemos concordar com outros argumentos, como o de má utilização ou excesso de internações, procedimentos de cirurgias não necessárias, etc.

Se isso está ocorrendo na Cabesp, e de fato podem pontualmente ser detectados, um setor de auditoria médica bem estruturado, fiscalização e outras diversas medidas voltadas à otimização da gestão poderiam sempre ser negociados e implementados, como já demonstramos.

Próximos passos

Agora, mais do que nunca, precisamos da nossa união – associações e sindicatos ao lado dos associados e beneficiários – em busca de uma estratégia e ações em defesa do nosso patrimônio e dos nossos direitos.

Por motivos óbvios não vamos expor a estratégia aqui publicamente, mas continuaremos a nos reunir (associações e sindicatos) e discutir todas as medidas cabíveis, sejam elas no campo administrativo ou judicial.

Não está descartado um grande encontro com os associados para debater o assunto. Agora é correr contra o tempo e buscar a melhor forma de fazer essa luta em defesa da Cabesp, tão arduamente construída.

REALIZAÇÃO DE AGE

Conforme previsto em nosso estatuto no artigo 31 inciso III, estamos iniciando a coleta de assinaturas em um abaixo-assinado para a realização de uma AGE – Assembleia Geral Extraordinária para discutir o tema.

É fundamental que todos se empenhem em coletar assinaturas, encaminhando-as imediatamente para as associações – Afubesp, Afabesp, Abesprev ou Sindicato dos bancários de São Paulo.

Mantenham-se informados pelas nossas redes sociais, sites e jornais.

Veja aqui Abaixo assinado Cabesp – AGE 2019, imprima e ajude a colher o máximo de assinaturas possível. Depois encaminhe para Afubesp – Rua direita, 32 2º andar, São Paulo (SP), CEP 01002-000.

  Fonte: Afubesp
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil