Webmail
terça-feira, 16 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 02/09/2016

Bancários decidem: vai ter greve

Decisão da assembleia foi unânime: paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 6 contra índice de reajuste rebaixado, falta de proteção aos empregos, contra perdas na PLR e nos vales, por melhores condições de trabalho.
 
São Paulo - Os bancos vão levar novamente os bancários à greve. Se a proposta de reajuste rebaixado não mudar, os trabalhadores vão paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir da terça-feira 6. Essa foi a decisão da assembleia realizada na quinta 1º, que reuniu cerca de 1,5 mil funcionários de bancos públicos e privados na Quadra.
 
Em rodada de negociação realizada no dia 29, a federação dos bancos apresentou ao Comando Nacional dos Bancários índice de reajuste salarial de 6,5% que representa perda real de 2,8% (de acordo com a inflação de 9,57%). Além dos salários (veja quadro), esse reajuste rebaixado significaria, em um ano, uma perda de R$ 436,39 nos vales-alimentação e refeição, se levada em conta essa inflação projetada.
 
Os bancos tentaram confundir os trabalhadores com mensagens nas suas intranets, somando o abono de R$ 3 mil proposto, ao índice de 6,5%, como se isso significasse aumento real para os salários. “Mas os trabalhadores não são bobos. Querem reajuste digno para os salários, proteção aos empregos, acabar com o assédio moral, as metas abusivas, a sobrecarga de trabalho. Mas para isso os bancos não apresentaram nada. E recusaram pontos importantes para a categoria como a renovação do vale-cultura, o fim da desigualdade salarial entre homens e mulheres, o vale-refeição na licença-maternidade”, destaca a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional.
 
Assembleias em todo o Brasil definiram greve por tempo indeterminado a partir do dia 6. Na segunda-feira 5, será realizada uma assembleia na Quadra. “Assim, a Fenaban tem até o dia 5 para se manifestar, caso contrário os bancários vão parar”, finaliza Juvandia.
 
Luta conjunta – A assembleia dos bancários contou com dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Movimento Sem-Terra (MST) e de categorias que fazem campanha neste segundo semestre, como os metalúrgicos, reforçando a luta conjunta contra o rebaixamento dos salários e a retirada de direitos.
 
“Vivemos um golpe para retirada de direitos e não podemos deixar que isso prevaleça. Para evitar isso, temos de enfrentar os patrões. Vamos fazer a greve dos bancários e construir a greve geral”, afirmou o presidente da CUT, Vagner Freitas.
 
Organização - Assembleia dia 5, segunda-feira. A partir das 19h vá para a Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192, Sé) ajudar a organizar a greve na sua região, no seu local de trabalho. Não se esqueça de levar documento com foto e crachá do banco para credenciamento.
 
Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil