Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 28/02/2019

Com nova diretoria, Caixa começa venda de ativos

Em comunicado oficial, o banco público anunciou cinco novos vice-presidentes da instituição. Entre eles, três que não são empregados de carreira da instituição

A Caixa anunciou, nesta terça-feira 26, cinco novos vice-presidentes da instituição.  De acordo com o comunicado oficial, três executivos do mercado financeiro, que não são empregados de carreira do banco, passam a integrar o comando do maior e mais relevante banco público da América Latina. São eles: Luciane Ribeiro, na vice-presidência de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros; André Laloni,  na vice-presidência de Finanças e Controladoria; e Claudio Salituro, na vice-presidência de Tecnologia da Informação.

Os nomes foram anunciados no momento em que a diretoria da Caixa inicia um acelerado processo de desmonte da instituição.  Nesta terça, o portal internacional de notícias Bloomberg confirmou que um fundo do governo administrado pela Caixa venderá sua participação no IRB Brasil Resseguros SA, a maior resseguradora da América Latina. Segundo a imprensa, a própria Caixa está liderando a oferta de ações do IRB – a primeira do banco em mais de 150 anos de existência –, junto com o Bank of America, o Itaú BBA, o Bradesco BBI e o Banco do Brasil.

A venda desses ativos é o passo inicial de uma estratégia que tem como finalidade enfraquecer o banco e torná-lo deficitário. Hoje, a Caixa é o maior agente de desenvolvimento social e econômico do Brasil. Nada menos que sete entre dez brasileiros se utilizam da Caixa para alcançar o sonha da casa própria, por exemplo. Essa realidade tende a mudar radicalmente se os planos do atual presidente, Pedro Guimarães, tiverem êxito.  Além de ativos no IRB, a Caixa planeja vender fatias no Banco do Brasil, na Alupar Investimentos e na Petrobras, segundo a Bloomberg. Guimarães também já anunciou quatro operações de abertura de capital: seguros, cartões, asserts e loterias.

A nova diretoria atende a esse novo momento do banco.  A executiva Luciane Ribeiro, que assumirá justamente na vice-presidência de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros, consolidou sua carreira nos bancos privados: ex-Santader, ABN Amro e Safra.  Já André Laloni, na vice-presidência de Finanças e Controladoria, passou pelo UBS, Barclays, Goldman Sachs e Unibanco. E Claudio Salituro, de Tecnologia, foi executivo da Cielo, Fidelity, IBI e Orbitall.

Para o diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis, o atual presidente da Caixa,     Pedro Guimarães,  sinaliza em suas declarações públicas a venda de importantes segmentos para a Caixa, o que traz grandes prejuízos para o banco público.

Para o representante dos empregados, “esse atual presidente da Caixa faz lembrar aquela história de criança: ‘Pedro e o Lobo’, mas, no caso em questão, ocorre às avessas, pois Pedro participou da privatização e desmonte do Banespa, do Banerj e do Banestado. Agora, na Caixa, quer nos convencer que não está privatizando. Pedro aqui é o lobo da história.”

O presidente da Fenae (Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa), Jair Ferreira afirma que é normal que a equipe de auxiliares seja alterada na gestão de uma empresa pública, mas ressalta que a Caixa tem um papel importante na sociedade e é preciso que seja levada em consideração a adoção de políticas de democratização da gestão do banco 100% público, com respeito aos direitos dos empregados. “Nossa luta é por uma empresa sempre robusta, capaz de ajudar a pôr fim ao drama da desigualdade econômica e social no país”, avalia Jair Ferreira.

Os outros dois diretores anunciados por meio de comunicado são Roney de Oliveira Granemann, em Gestão de Pessoas; e Valter Gonçalves Nunes, para vice-presidência de Clientes, Negócios e Transformação Digital, ambos empregados de carreira da Caixa.

Conheça o currículo dos novos VPs da Caixa:  

André Tosello Laloni – vice-presidência de Finanças e Controladoria: possui conhecimento do mercado financeiro nacional e internacional, tendo ocupado cargos estratégicos nos bancos UBS, Barclays, Goldman Sachs e Unibanco.

Luciane Ribeiro – vice-presidência de Administração e Gestão de Ativos de Terceiros: trabalhou no Banco Safra por 20 anos em diversas áreas: Mesa de Operações, Clientes, Mercado de Capitais, Asset e na gestão da fortuna pessoal dos acionistas do Banco. Foi CEO para América Latina do ABN AMRO Asset Management e CEO da Santander Asset Management no Brasil. Foi responsável pela fusão das gestoras do ABN AMRO e do Santander.

Cláudio Salituro – vice-presidente de Tecnologia da Informação: exerceu cargos em empresas multinacionais e nacionais nos segmentos financeiro, varejo, cartão de crédito, prestação de serviços e telecomunicações, entre elas a Cielo, Fidelity, IBI e Orbitall.

Valter Gonçalves Nunes – vice-presidência de Clientes, Negócios e Transformação Digital: trabalha na Caixa há 35 anos, exercendo cargos de Superintendente Regional, diretor de Atendimento e Negócios e do FGTS.

Roney de Oliveira Granemann – vice-presidência de Gestão de Pessoas: empregado de carreira, trabalha há 29 anos na CAIXA, onde exerceu cargo de Superintendente Regional da Rede de Atendimento e Diretor Executivo de Gestão de Pessoas.

  Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil