Webmail
sábado, 20 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 10/08/2016

Nenhum direito a menos, viu Caixa?

Empregados entregam pauta específica da Campanha Nacional Unificada 2016 e também cobram melhorias nas condições de trabalho e manutenção da instituição 100% pública.
 
As reivindicações específicas dos bancários da Caixa para a Campanha Nacional Unificada 2016 já estão com a direção do banco público. A pauta, aprovada no 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal (Conecef), foi entregue pelos representantes dos trabalhadores na terça-feira (9). Não foi agendada data para a primeira negociação.
 
A pauta visa a renovação do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O acordo reúne os direitos adicionais específicos dos trabalhadores da Caixa Federal. A data-base é 1º de setembro.
 
“Os pilares de nossa mobilização no banco público são: nenhum direito a menos, por condições dignas de trabalho e em defesa da Caixa 100% pública. Mas para sermos vitoriosos é fundamental que os empregados se engajem na luta ao lado de companheiros de outros bancos. A Campanha Nacional Unificada já deu provas de ser nossa maior arma para obtermos conquistas específicas e gerais e tem de ser cada vez mais fortalecida”, diz o diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Dionísio Reis.
 
O dirigente afirma que o ambiente entre os empregados é de grande insatisfação. Ele cita os recentes ataques a segmentos importantes com a extinção da função de caixa, a sobrecarga de trabalho para tesoureiros, a tentativa de retirada de adicional por insalubridade dos avaliadores de penhor, o desvio de função de técnicos bancários, além da restrição de incorporação de comissão pelos trabalhadores.
 
“Tudo isso dentro de uma política de enfraquecimento do caráter público da Caixa e para tentar sabotar a unidade dos trabalhadores. A direção nomeada pelo governo interino, por exemplo, congelou a contratação de mais bancários e ameaça fechar agências ‘deficitárias’. Essa última, se levada adiante, prejudicará tanto o atendimento à população quanto os bancários dessas unidades que perderiam funções e teriam até de mudar de cidade.”
 
Na pauta entregue à direção do banco público constam questões relativas à saúde e condições de trabalho, Saúde Caixa, fundo de pensão Funcef, entre outras (veja abaixo).
 
NEGOCIAÇÕES
As negociações específicas com a Caixa Federal ocorrerão simultaneamente às gerais da categoria com a federação dos bancos (Fenaban). A pauta geral também foi entregue, para a Fenaban, na terça 9.
 
 

 
Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil