Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 27/07/2016

Delegados da Caixa mobilizados para Dia de Luta

Em reunião preparatória, eles discutiram estratégias e apresentaram propostas para os protestos que ocorrerão em todo o país no dia 3 de agosto, pela manutenção do banco público e contra a retirada de direitos dos empregados
 
São Paulo – Os delegados sindicais recém-eleitos da Caixa Federal reuniram-se no Sindicato, na terça-feira 26, para discutir estratégias de mobilização para o Dia Nacional de Luta, que ocorrerá na quarta-feira 3. Os protestos em todo o país são contra a retirada de direitos dos empregados e pela manutenção do caráter 100% público do banco, ameaçado pelo governo interino de Michel Temer.
 
Entre os problemas enfrentados estão as medidas que levam à extinção da função de caixa (com a substituição por ‘caixas minuto’, ou seja, bancários que exercem essa função por alguns momentos da jornada); ameaça à retirada do adicional de insalubridade dos avaliadores de penhor; situação dos tesoureiros que, antes subordinados à Giret (gerência de retaguarda), agora são lotados nas agências e passaram a responder aos gerentes-gerais dessas unidades, assumindo atribuições que não são do cargo; e condições precárias de trabalho nas agências, com a falta de pessoal.
 
Os delegados apresentaram propostas para o dia de luta, como paralisar ou retardar a abertura de agências e concentrações e divulgar material para a população, alertando clientes e usuários da Caixa sobre a tentativa de privatização do banco e os prejuízos que isso causa ao país.
 
O dirigente sindical Danilo Perez destaca que a participação dos funcionários é essencial para barrar ameaças. “Diante desse quadro perverso de perdas de direitos, não só dentro da Caixa, mas de toda a classe trabalhadora, a mobilização é fundamental. E os delegados, que organizam a luta nos locais de trabalho, têm papel muito importante nisso”.
 
Ele lembra que as unidades da Caixa que ainda não têm delegados podem escolher o seu no processo de eleição complementar, e a inscrição de candidatos vai até dia 29.
 
Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil