Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 25/07/2016

Paralisação no Vila Santander contra demissões

Bancários do call center, com apoio do Sindicato, cruzaram os braços contra cortes no setor; nas últimas três semanas ocorreram cerca de 2 a 3 dispensas por dia
 
São Paulo – Os bancários do Call Center do Vila Santander, com o apoio do Sindicato, fizeram uma paralisação na sexta-feira 22 contra o aumento dos cortes no setor. De acordo com denúncias dos trabalhadores, nas últimas três semanas ocorreram cerca de duas a três demissões por dia.

“O Santander lucrou R$ 6,624 bilhões em 2015, um crescimento de 13,2% em relação ao ano anterior. A subsidiária brasileira foi responsável por 19% do resultado mundial do banco espanhol, ficando atrás apenas do Reino Unido. Este ano, só no primeiro trimestre, já faturou R$ 1,66 bilhão, lucro 3,3% superior ao do mesmo período de 2015. Uma instituição com estes excelentes resultados não tem razão para demitir da forma como faz no call center”, critica o dirigente sindical e bancário do Santander André Bezerra.
 
“O Santander pode estar aproveitando para promover mais demissões agora em julho, uma vez que se demitir a partir de agosto terá de pagar o adiantamento da PLR. Para denunciar essa situação e defender os empregos, o Sindicato, ao lado dos trabalhadores, promoveu a paralisação. Foi a forma encontrada para pressionar o banco a interromper a crescente redução de postos de trabalho”, acrescenta o dirigente.
 
De acordo com André, a paralisação teve início às 6h e foi mantida até por volta das 10h da manhã, quando o representante do Santander entrou em contato com os dirigentes para comunicar que o banco realizará uma reunião com o Sindicato ainda em julho.
 
“Só concordamos em encerrar a paralisação quando o Santander assumiu o compromisso de suspender as demissões até a reunião. Caso não honre essa promessa, os bancários devem denunciar imediatamente ao Sindicato. Os trabalhadores estão de parabéns pelo ato de hoje [sexta 22], mas é importante que permaneçam mobilizados e se informem pelos canais do Sindicato. Só com a solidariedade e a unidade de todos é possível avançar na defesa dos empregos. Se o banco não interromper a trajetória de demissões, faremos novos protestos”, enfatiza o também dirigente sindical e funcionário do Santander Anderson Pirota.
 
Denuncie – Caso ocorram novas demissões no call center do Vila Santander, o bancário deve denunciar ao Sindicato por meio dos dirigentes, pelo 3188-5200 ou pelo Fale Conosco (clique aqui e escolha o setor site). O sigilo é garantido.
 
Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil