Webmail
quarta-feira, 23 de outubro de 2019

EM CIMA DA HORA

publicado em 19/07/2016

Avaliadores de penhor intensificam mobilização contra a retirada do adicional de insalubridade

Protesto será realizado em todo o país nesta quarta-feira, dia 20. Luta será reforçada por carta aberta destinada aos clientes e usuários da Caixa.
 
Nesta quarta-feira (20), Brasil afora e por orientação da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf/CUT nas negociações com o banco, os avaliadores de penhor protestam contra a retirada do adicional de insalubridade. A decisão da Caixa Econômica Federal havia sido anunciada em 5 de julho, mas houve recuo face à mobilização dos empregados e pressão das entidades representativas, ficando o pagamento do benefício assegurado para julho, com prazo até o dia 11 de agosto para que o movimento nacional dos empregados apresente argumentos e laudos técnicos pela manutenção.
 
Para ajudar nessa mobilização, a CEE/Caixa divulga uma carta aberta aos empregados, clientes e usuários do banco, que será encaminhada para as unidades e também disponibilizada eletronicamente. O documento foca na importância da atividade dos avaliadores de penhor e defende um ambiente salubre para os trabalhadores do setor. Clique aqui e confira a carta.
 
A orientação é para que fotos e relatos das atividades realizadas no dia 20 sejam postadas nas redes sociais. Convém ainda remeter o material para as entidades representativas, a exemplo da Contraf/CUT (imprensa@contrafcut.org.br) e da Fenae (imprensa@fenae.org.br).
 
A coordenadora da CEE/Caixa e diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus, conclama “os empregados que exercem a função de avaliador a participar e organizar a luta contra os ataques que esses trabalhadores estão sofrendo com as decisões da Caixa”. Ela esclarece que a luta é para que nenhuma unidade do banco ofereça risco à saúde dos trabalhadores.  
 
Encontro em SP nesta terça-feira
 
Em São Paulo, por iniciativa das entidades representativas, os avaliadores do penhor voltam a reunir-se nesta terça-feira, dia 19 de julho, a partir das 18h30, no auditório amarelo do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. O encontro é uma continuidade de reunião ocorrida em 6 de julho e irá abordar os encaminhamentos de encontro da CEE/Caixa do último dia 20.
 
Dia Nacional de Luta
 
No próximo dia 3 de agosto, os empregados realizam um Dia Nacional de Luta pela Caixa 100% Pública, por Contratação e contra a Retirada de Direitos na Caixa. Nessa ocasião, haverá o retardamento da abertura de unidades. O propósito é o de cobrar respeito da direção do banco, assim como a reversão de mudanças nos critérios de incorporação de função.
 
Como parte desse processo de luta, em 2 de agosto, será realizado um tuitaço. Nesse dia, os empregados, sindicatos e federações devem fazer postagens nas redes sociais com a hashtag #CaixaNãoMexaNosMeusDireitos. Recomenda-se ainda que cartazes sejam remetidos para todas as unidades do país, a fim de que os empregados tirem e postem fotos.
 
Fonte: Fenae
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil