Webmail
sexta-feira, 19 de abril de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 27/01/2017

Empregados preparam Dia Nacional de Luta em defesa do Saúde Caixa

A Contraf-CUT e os sindicatos estão entrando com ação judicial, nessa sexta-feira, para cancelar o aumento
 
Os empregados da Caixa de todo o país realizam, na próxima terça-feira (31), um Dia Nacional de Luta em defesa do modelo de custeio do Saúde Caixa. No final da tarde de quinta-feira (26), a direção da Caixa enviou um comunicado no qual informa novos valores a serem cobrados dos assistidos pelo Saúde Caixa a partir de 1º de fevereiro. A medida foi tomada unilateralmente, sem apresentar balanços ou debater justificativa com os representantes dos empregados.
 
De acordo com o documento, a mensalidade dos trabalhadores da ativa e aposentados aumenta de 2% para 3,46% da remuneração base; a coparticipação das despesas assistenciais sobe de 20% para 30% e o valor limite da coparticipação passa de R$ 2.400 para R$ 4.200. Nesse último caso, toda vez que o assistido ultrapassa esse gasto, o complemento é feito pela Caixa.
 
O reajuste efetuado representa descumprimento do acordo coletivo que obriga o banco a negociar com os empregados mudanças no plano de saúde. O banco está devendo aos empregados que tem pago mais que os 30% do custeio assistencial melhorias no plano.
 
“A medida da Caixa é um desrespeito à cláusula 32ª do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que estabelece a manutenção dos percentuais de mensalidade, da coparticipação e do valor para o teto. A empresa jamais poderia ter tomado uma decisão como essa sem que fosse negociada com o movimento sindical e discutida no Conselho de Usuários”, afirmou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE). Dionísio Reis. “Além de querer economizar com a redução do quadro de bancários, com descomissionamentos e fechamento de agências. O banco quer agora cortar custeio do Saúde Caixa. Um absurdo que não aceitamos e que será respondido com o aumento das manifestações pelos direitos dos trabalhadores e contra o desmonte do banco público.”
 
A Contraf-CUT e os sindicatos estão entrando com ação judicial, nessa sexta-feira, para cancelar o aumento.
 
Leia também: Direção da Caixa dá golpe, descumpre acordo e reajusta plano de saúde
 
  Fonte: Contraf-CUT
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil