Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

EM CIMA DA HORA

publicado em 26/12/2016

Santander promove desafio do “climão”

Por meio do aplicativo StarMeUp, funcionários terão de distribuir estrelas para colegas e superiores; iniciativa acirra competição, constrange bancários e gera falsa sensação de reconhecimento.

São Paulo – Entre os dias 2 e 31 de janeiro, o Santander promoverá o desafio Santander Culture Challenge, no qual bancários receberão três estrelas para distribuir aos colegas e superiores por meio de uma “plataforma global de reconhecimento”, o aplicativo StarMeUp. Na avaliação do Sindicato, a iniciativa do banco acirra ainda mais a competição entre os trabalhadores, constrangendo-os e criando uma falsa sensação de reconhecimento.

“Qual a intenção do banco ao incentivar que os bancários avaliem colegas e ainda compartilhem para quem deram a estrela? As pessoas vão acabar distribuindo estrelas para ficar bem com o gestor, ter uma boa avaliação de desempenho”, critica a diretora do Sindicato e funcionária do Santander Maria Rosani.

Para a dirigente, um dos maiores problemas do “desafio” está relacionado aos trabalhadores que não receberem nenhuma estrela. “O que acontecerá com esta pessoa dentro do banco? Como ficará a sua relação com os colegas? Essa iniciativa absurda constrange e pode levar mais bancários ao adoecimento, à depressão”, avalia.

De acordo com a diretora do Sindicato, a possibilidade de identificar para quem o bancário deu cada estrela compromete o caráter espontâneo do reconhecimento.

“Ocorrerá algo parecido com o que acontece na avaliação do clima organizacional, na qual o trabalhador não tem coragem de falar a verdade por medo de ser identificado e sofrer represálias. Quem inventou esse desafio deve ter se inspirado em episódio da série Black Mirror, onde a vida e comportamento de cada pessoa são totalmente regidos pelas notas que recebem dos outros. Avaliamos esta iniciativa como algo totalmente sem propósito e extremamente prejudicial para as relações de trabalho no banco”, conclui a dirigente.

  Fonte: Seeb/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil