Webmail
quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias

publicado em 26/07/2018

Jornada de Lutas das Mulheres em Defesa da Democracia

No início de 2018, a Secretaria de Mulheres da CUT-SP lançou com as categorias a Jornada de Lutas das Mulheres em Defesa da Democracia, e as  mulheres trabalhadoras e sindicalistas da CUT-SP decidiram prorrogar a agenda de mobilizações.

As atividades que denunciam os retrocessos que as mulheres têm enfrentando nos últimos anos seguirão até que a liberdade de Lula aconteça.

Promovidas pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-SP e pelo Coletivo de Mulheres da entidade, a Jornada das Mulheres teve início em fevereiro e, desde então, tem promovido por todo o estado de São Paulo uma agenda com rodas de conversas, seminários, formações e atividades culturais para alertar as mulheres sobre os direitos perdidos desde que Michel Temer (MDB) tomou a presidência por meio de um golpe. 

As mulheres então estão em caravana nesse momento, realizando atividades como debates e oficinas em Curitiba (PR). Báncárias da base da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP) participam da atividade.

Uma das atividades com o apoio das mulheres CUTistas ocorre todas as quartas-feiras, a partir das 17h, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista.

Em quase dois anos de governo ilegítimo, Temer e sua base aprovaram uma PEC que limita os investimentos públicos em áreas como a da saúde, educação e assistência social, e uma reforma Trabalhista que, dentre outros pontos, faz com que mulheres grávidas trabalhem em locais insalubres, assim como pautas conservadoras como o Estatuto do Nascituro, que impede aborto até em casos de estupro.

"Todos esses pontos são debatidos durante a Jornada, que também discute a sub-representação feminina nos espaços de poder, incentivando a participação das mulheres nas eleições deste ano, e convida à refletir sobre o avanço do conservadorismo e o aumento dos casos de feminicídio no país", explcia Crislaine Bertazzi, secretária de Políticas Sociais da (FETEC-CUT/SP) e uma das participantes.

Por esses motivos,  a Jornada que foi lançada em 24 de fevereiro, em São Bernardo do Campo (SP), continuará percorrendo cidades do interior paulista.

  Fonte: FETEC-CUT/SP com CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil