Webmail
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias

publicado em 05/07/2018

Caravana da FETEC-CUT/SP mobiliza categoria em Bragança Paulista

A Caravana de Mobilização da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP) esteve nesta quinta-feira (05), em Bragança Paulista, lançando a Campanha Nacional dos Bancários 2018. 

O objetivo da caravana é mobilizar a categoria e dialogar com a população sobre o papel do sistema financeiro e sobre direitos que devem ser exigidos dos bancos, instruindo como e onde devem ser feitas as reclamações. “A luta dos bancários este ano é ampla. A categoria elegeu entre os principais eixos de luta da Campanha de 2018 a necessidade de unificar esforços contra os ataques aos direitos de trabalhistas e a entrega do patrimônio nacional promovidos pelo atual governo federal”, explica Isabel Rosa dos Santos Machado, presidenta do Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista e Região.

A FETEC-CUT/SP realiza a caravana de mobilização da categoria para a Campanha Nacional dos Bancários 2018 em todos os seus sindicatos filiados, além da cidade de Bauru. A caravana começou no dia 25 de junho e passará por mais seis cidades até o dia 18 de julho (veja abaixo calendário das próximas cidades que recebem a caravana).

Luta em defesa das empresas públicas

Bancários de todo o Brasil se uniram a diversas outras categorias no Dia Nacional de Luta em Defesa das Empresas Públicas e da Soberania Nacional, nesta quinta-feira (5).

A pauta das privatizações conta com grande rejeição popular. Uma pesquisa realizada em maio deste ano pela CUT/Vox identificou que 60% dos brasileiros são contra a venda da Petrobrás e da Caixa Econômica, enquanto 58% se colocam de forma contrária à privatização do Banco do Brasil. Além disso, 57% rejeitam a venda da Eletrobrás.

“Essa ofensiva contra empresas públicas, estatais e o patrimônio nacional, que ataca os direitos dos trabalhadores e o que restou do estado de bem-estar social é  fruto de um projeto internacional do capitalismo neoliberal, para recompor os lucros do grande capital. Querem jogar esta crise sobre os ombros dos trabalhadores”, comenta Jackeline Machado, diretora da FETEC-CUT/SP e empregada da Caixa.

Para Rodrigo Franco Leite, diretor da FETEC-CUT/SP e funcionário do BB, o momento é de unidade de todos os trabalhadores para derrotarmos este projeto que lança um número cada vez maior de brasileiros nas ruas e na miséria. “Está claro para o povo que o atual governo não está atento às questões sociais e não tem a menor preocupação com as pessoas”, afirma.

Segunda rodada de negociação

A segunda rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação dos Bancos (Fenaban) está marcada para o dia 12/07.

Mesas específicas

O Banco do Brasil realizou sua primeira mesa de negociação específica em 29/06. Já a Caixa agendou sua primeira rodada para o dia 13/07.
 
> Leia também: Bancários definem pauta de reivindicações
 
Calendário da caravana da FETEC-CUT/SP

25/06 - Presidente Prudente 
26/06 - Assis
27/06 - Barretos
28/06 - Catanduva
02/07 - Araraquara
03/07 - Limeira
04/07 - Jundiaí
05/07 - Bragança
10/07 - Mogi das Cruzes
11/07 - Taubaté
12/07 - ABC
13/07 - Guarulhos
18/07 - Vale do Ribeira
(Em aberto) - Bauru

  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil