Webmail
sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

publicado em 26/05/2018

20ª Conferência Estadual apresenta análise da conjuntura

Durante a 20ª Conferência Estadual dos Bancários, da Federação dos Bancários da CUT de São Paulo (FETEC-CUT/SP), foi realizada a mesa de análise da conjuntura atual, com a participação de Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

O presidente da CUT, o bancário Vagner Freitas, defendeu a participação massiva do movimento sindical bancário nas eleições de 2018. “A única forma de fazermos o enfrentamento ao projeto golpista é jogarmos todas as nossas forças nas eleições de outubro. Portanto, temos de nos mobilizar pelos nossos direitos, mas também temos de mostrar para os bancários quais foram os políticos que votaram a favor da reforma trabalhista que acabou com direitos trabalhistas. E temos de eleger o maior número de vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores comprometidos com os trabalhadores e com um outro projeto de Nação”.

Vagner disse que a prisão do ex-presidente Lula é para impedir que ele ganhe as eleições, já que lidera em todas as pesquisas. “E pesquisas demonstram que o projeto deles não ganha nas urnas, porque as pessoas estão comparando a vida que tinham antes e a vida que têm agora, sem emprego, sem renda para pagar aluguel, etc. Os eleitores não votam em quem aprovou a reforma trabalhista. Os eleitores de oposição ao atual governo são ampla maioria. Cabe a nós massificar o nome dos deputados e senadores que apoiaram o governo golpistas e votaram contra os interesses dos trabalhadores e da população”, reforçou o dirigente, acrescentando que na consulta aos bancários em todo o país, 69% responderam que não votariam em deputados e senadores que votaram a favor da reforma trabalhista.

Segundo Vagner Freitas, é necessário apostar na mobilização dos trabalhadores contra a pauta de retrocessos que a “elite” dirigente do país tenta impor. 

“O movimento dos caminhoneiros que está acontecendo neste momento tem o apoio de parcela expressiva da população, apesar dos impactos que causa a ela. Isso mostra que há muito espaço para a construção de uma grande mobilização nacional dos trabalhadores, que, junto com a eleição de candidatos comprometidos com as causas populares, será fundamental para dar um fim à retirada de direitos”, esclarece o presidente da CUT. 

Durante a mesa de análise de conjuntura da 20ª Conferência Estadual dos Bancários de São Paulo, a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, destacou a importância das eleições de 2018, para que seja retomado o projeto de Brasil com soberania, fortalecimentos da Caixa, Banco do Brasil, BNDES e demais empresas públicas, com geração de emprego e renda e justiça social, que foi retirado do poder com o golpe de 2016. 

“Na nossa Campanha 2018 temos de nos organizar para defender a nossa CCT e nossos direitos, mas também é fundamental que a gente debata as eleições com a categoria bancária em todo o país. Temos de mostrar que o que está em risco é a soberania do Brasil, que depois do golpe passou a atender aos interesses econômicos estrangeiros. Precisamos mostrar para a categoria que a existência dos bancos públicos está sob ameaça, porque não vai sobrar bancos públicos se esse projeto golpista continuar”, disse.

A dirigente ressaltou que os bancos começam a implantar a reforma trabalhista de Temer. “O Banco do Brasil abriu uma agência só com terceirizados. O Santander está demitindo. O setor financeiro só não se aprofunda com mais rapidez na nova lei trabalhista porque ainda têm uma eleição pela frente e os candidatos deles não decolam, porque eles sabem que esse projeto não ganha nas urnas”, comenta, reiterando a importância de discutir as eleições e eleger candidatos comprometidos com os trabalhadores. “Temos que ir para as ruas defender a democracia e apontar um caminho para o país. Somos uma categoria com uma forte história de luta, que construiu uma CCT nacional, uma mesa única de negociação. Temos obrigação de fazer essa luta, pelos bancários e pela população brasileira”, convoca Juvandia Moreira.

  Fonte: FETEC-CUT/SP
  • Whatsapp
  • Telegram

Leia Mais

FETEC-SP é uma marca registrada. Todos os Direitos Reservados.
INFOSind - A MAIOR Empresa de Gestão Sindical do Brasil